TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Pedagogo

Trabalho Escolar: Trabalho Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

O projeto politico-pedagogico torna-se fundamental para a escola, serve como elemento norteador da organização de suas ações, focando na boa aprendizagem dos alunos. Como o próprio nome já diz, o projeto politico-pedagogico, imagina um caminho para atingir uma meta que envolve dimensões que transcedem os limites da escola, porque todo ato pedagogico gera implicações sociais. È a organização do trabalho pedagogico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades.

O projeto pedagogico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola assim como a explicitação de seu papel social e clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo. (Veigas, 1998, Pag. 9).

O papel do pedagogo é fundamental na organização do trabalho pedagogico coerente. As ações pedagogicas são desenvolvidas em diferentes setores da organização escolar, tornando esse processo coletivo e não individual.

O pedagogo exerce o papel de articulador desse processo educativo, contudo o pedagogo sozinho não consegue a participação da comunidade na gestão escolar.

È fundamental que a comunidade participe ativamente dos projetos da escola, realizando reuniões de pais juntamente com a direção e professores, visando um melhor processo de ensino-aprendizagem e ajudando na transformação educacional, buscando novos meios para esse processo. Considera-se então que o trabalho em equipe favorece na atuação dos professores, por isso é importante participar junto a direção da organização do trabalho pedagógico.

Mudar a escola não é uma tarefa fácil nem se dá com rapidez, mas é no mínimo um desafio urgente e necessário. Entendemos que a transformação desse espaço é marcada por lutas sociais, e tem sido a longo prazo limitadas para a maioria da população. Cabe então, a escola tornar-se um dos agentes de mudança social, garantindo ao educando um espaço democrático, e o direito de participar da construção do seu conhecimento.

Por ser este espaço onde se dá tal formação, buscando localiza-lo no contexto das politicas nacionais para a formação de professores, entendidas como resultado da relações que se estabelecem em cada momento historico, entre educação e sociedade, e das lutas que se travam entre as propostas oficiais para o curso de pedagogia e o movimento dos educadores. (Monteiro, 2005, P.344).

Oferecendo uma educação continuada ao professor, possibilita uma gestão democratica e atuante que crie propostas alternativas, para superar problemas escolares, e tornando todos comprometidos com a qualidade na educação.

O lócus da formação a ser privilegiado é a propria escola; [...]. Todo o processo de formação tem de ter como referencia fundamental o saber adequado desenvolvimento da formação continuada, é necessario ter presentes as diferentes etapas do desenvolvimento profissional do magistério; não se pode tratar do mesmo modo o professor em face inicial do exercício profissional, aquele que já conquistou uma ampla experiencia pedagogica e aquele que já se encaminha para aposentadoria; os problemas, necessidades e desafios são diferentes [...]. ( CANDAU, 1996, p. 143).

Com tudo deve-se saber o papel do pedagogo, no espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com