TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Libras

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Tarefa: Atividade 4 ª Semana, Ciclo 2

Nome: Wandressa Muniz

RA:

Turma: DGEFRVD1R

Tutor(a) WEB da disciplina:

1) • Localização e identificação: Ex: Sons emitidos por instrumentos musicais, maquinas operando em obras, avião no céu.

Alerta: Ex: Sirene de ambulância pedindo passagem, sirene da policia pedindo para parar, buzina de carro, sirene das padarias avisando que o pão está pronto.

Socialização: Ex: Encontro de casal, encontro com amigos, festas, comemorações.

Intelectual: Ex: Palestras, aulas.

Comunicação: Ex: Entrevista de emprego, pessoa pedindo informação.

2) O oralismo visa o aprendizado da língua oral do país, tentando assim integrar a pessoa surda na sociedade ouvinte, não a reconhecendo como ela de fato é, e sim tentando ensiná-la a falar e proibi a língua delas, a de sinais.

Sucessos: Inclusão de crianças com deficiência auditiva nas escolas comuns; tido como ideal para médicos, familiares e profissionais da área; alfabetização dos surdos.

Fracassos: Insatisfatório na aprendizagem dos alunos surdos; proibição da língua de sinais; ter os surdos como pessoas defeituosas e não diferentes; a não participação dos surdos nas decisões.

 

Comunicação total é uma forma livre de se comunicar, não se restringe ao oralismo, ou sinais, nem a nada, pode se utilizar a forma que achar melhor.

Sucessos: O surdo visto como uma pessoa e não como alguém defeituoso; a liberdade de comunicação pelo modo que se achar melhor; a introdução de sinais, antes proibido pelo oralismo.

Fracassos: Dificuldade de entendimento dos sinais pelos surdos, pois era utilizado o português sinalizado e não a língua de sinais; o aprendizado do surdo continuou limitado pela confusão dos sinais, que não eram sua língua.

Bilinguismo tem como objetivo inserir nas escolas, onde tem alunos surdos, duas línguas, a de sinais como primeira língua e português, no caso do Brasil, como segunda, e incluir também temas relacionados com a comunidade surda.

Sucessos: Oficialização da língua próprio dos surdos, no Brasil, a Libras; expectativa de bons resultados pelos surdos na aprendizagem, com o domínio da primeira língua; participação do surdo adulto, fluente em língua de sinais, em programas educacionais bilíngues; participação dos surdos nas decisões sobre suas vidas.

Fracassos: dificuldade de comunicação com pessoas ouvintes, pois a maioria não conhece a língua de sinais; dificuldade da criança em onde aprender a sua língua; a dificuldade de aceitação da segunda língua, o português, pelos surdos; a utilização do português para ensino das disciplinas, utilizando-se assim a libras apenas como uma ferramenta de auxilio.

Referências Bibliográficas:

  • PEDROSO, C. C. A.; ROCHA, J. C. M. Língua Brasileira de Sinais. Batatais: Claretiano, 2013.Unidades 1 – Escolarização dos surdos: marcos históricos e abordagens educacionais e Unidades 2 – Audição e surdez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (316.6 Kb)   docx (257.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com