TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

O que é sociologia?

Sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, etc, em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos, etc. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, as vezes de forma padronizada, mesmo em sociedades completamente diferentes

Explique o sistema capitalista

Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono Ao longo de sua história, mas sobretudo durante a segunda metade do século XIX, algumas características básicas são observadas. Em primeiro lugar, os meios de produção — terra e capital — são propriedades privadas. Em segundo, a atividade econômica aparece organizada e coordenada pela interação entre compradores e vendedores. Em terceiro, tanto os proprietários da terra e do capital como os trabalhadores são livres e buscam maximizar seu bem-estar; os consumidores podem gastar seu dinheiro como e quando queiram, para obter a maior satisfação possível Este princípio é denominado soberania do consumidor e revela que os produtores estão obrigados, devido à concorrência, a satisfazer a demanda dos consumidores. Em quarto lugar, o controle do setor privado por parte do setor público deve ser mínimo.

Qual a diferença entre capitalismo e comunismo?

O comunismo que é muito parecido com o socialismo, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo, onde, visa uma sociedade totalmente igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda.

Já o capitalismo é o oposto, onde o acúmulo de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. Neste sistema, vemos que existe um cenário propenso para o grande crescimento econômico e investimentos estrangeiro, porém, problemas como a desigualdade social, isto é, a concentração do lucro nas mãos de poucos, são bem comuns.

Em que consiste o ideário socialista?

O socialismo ideal é aquele que não foi colocado em prática, que se limitou apenas à imaginação.

O socialismo ideal surgiu no momento em que a revolução industrial passava por um período de ascensão, e nesse mesmo momento a classe proletária enfrentava problemas, pois a carga horária e os baixos salários tornavam muito difíceis a vida dos trabalhadores, com isso alguns pensadores socialistas queriam implantar uma sociedade mais igualitária.

Karl Marx foi o mais famoso dos pensadores, para ele o capitalismo tem uma grande virtude, que é a capacidade de gerar riquezas. A partir daí imaginou uma sociedade onde as propriedades privadas iriam pertencer ao estado e que toda riqueza gerada seria dividida entre os trabalhadores. Não havendo mais divisão de classe, o estado seria dirigido pelo proletário, depois dessa etapa o socialismo se tornaria comunismo e o estado seria extinto, assim também como o governo, as polícias etc. O socialismo, em sua essência, apresentava-se como algo favorável à classe dos trabalhadores, na prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com