TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Avaliação de Desempenho

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.530 Palavras (19 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Pós-Graduação de Recursos Humanos

Avaliação de desempenho dos Bombeiros Voluntários

Adjani Viti Amorim Afonso

Unidade Curricular de

Gestão e Avaliação de Performance

Docente

Rosa Isabel Rodrigues

Fevereiro 2020

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a avaliação de desempenho de uma organização do setor publico, nomeadamente os bombeiros Voluntários, apesar da sua análise ser especificamente em entidades sem fins lucrativos é uma tarefa complexa dada as características especificas destas organizações. O processo de tomada de decisão é relevante para a constante melhoria da sua eficiência organizacional. Neste sentido surge este estudo, onde através de uma metodologia interpretativa da realidade se analisa quais os aspetos a melhorar. No entanto, foi aplicado um questionário composto com dados específicos, com o objetivo de compreender as metodologias de avaliação implementada na organização publica dos Bombeiros Voluntario, como melhorá-la e como implementar e qual o melhor sistema de avaliação de desempenho que faça o com a realidade organizacional. Uma das principais conclusões a destacar, refere-se as representações dos trabalhadores acerca da avaliação de desempenho uma vez que esta é considerada maioritariamente como uma forma de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores, mas também para o desenvolvimento organizacional, apesar de se registarem nos trabalhadores alguns receios em torno desta problemática.

Palavras-chaves: Avaliação de desempenho, formação profissional, Bombeiros Voluntários.

Abstract

This work aims to analyze the performance evaluation of a public sector organization, namely the volunteer firefighters, although its analysis is specifically in non-profit entities is a complex task given the specific characteristics of these organizations. The decision-making process is relevant to the constant improvement of its organizational efficiency. In this sense, this study appears, where through an interpretative methodology of reality it is analyzed which aspects to improve. However, a questionnaire composed of specific data was applied, with the objective of understanding the evaluation methodologies implemented in the public organization of the Volunteer Firefighters, how to improve it and how to implement it and what is the best performance evaluation system to do with the organizational reality. One of the main conclusions to be highlighted, refers to the representations of workers about performance appraisal, as this is considered mainly as a way of contributing to the personal and professional development of workers but also to organizational development, despite registering in workers some fears surrounding this problem.

Keywords: Performance evaluation, professional training, volunteer firefighters.

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        1

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        4

A história dos bombeiros Portugueses        4

Organização dos bombeiros        5

Missão e competências        5

Organização        6

SISTEMA DE AVALIAÇAO E GESTAO DE DESEMPENHO        8

Modelo de avaliação de desempenho        8

Métodos e instrumentos de avaliação        10

MÉTODOS        11

Integrantes        11

Instrumentos Utilizados        11

RESULTADOS        12

ANALISE DE RESULTADOS        16

PROPOSTA DE MELHORIA        17

CONCLUSÃO        18

REFERENCIA        19

        

INTRODUÇÃO

No contexto atual, designado por VUCA (votality, uncertainty, complexity and ambiguity), as organizações estão sujeitas a desafios organizacionais e individuais constantes. Estes desafios colocam-se, igualmente, às organizações não lucrativas onde os recursos humanos devem ser considerados elementos chave para o sucesso organizacional sustentado. A organização alvo de estudo trata-se de uma das instituições mais importantes para a segurança do Ser Humano, transversal a qualquer sociedade. Neste caso, um Corpo de Bombeiros Profissionais, especificamente, o Corpo de Bombeiros Voluntários, sendo esta uma unidade operacional, oficialmente homologada e tecnicamente organizada, preparada e equipada para o cabal exercício das missões atribuídas pelo seu regulamento e demais legislação em vigor[1].

Conforme Wall (2011), avaliar o desempenho de uma organização traduz-se pela sistemática definição da missão, estratégia e objetivos da mesma, criando métricas através de fatores críticos de sucesso e indicadores chave, de forma a que sejam tomadas medidas corretivas em tempo real. A efetividade deste processo é definida pelo cumprimento dos objetivos financeiros e não financeiros, pelo desenvolvimento de habilidades e competências e pelo melhoramento do serviço prestado, bem como pela qualidade do processo de produção. A avaliação de desempenho traduz-se pela medição de informação sobre os diversos domínios, funções e ações definidas para cumprir a estratégia (Kloot e Martin, 2000).

Segundo Gunaratne e Du Plessis (2007), os objetivos da implementação de um sistema de avaliação de desempenho passam por garantir o alinhamento dos colaboradores com a estratégia da organização, medir o desempenho individual e coletivo, fomentar a motivação e o desenvolvimento de competências, fornecer dados que auxiliem na tomada de decisão e dar feedback sobre os aspetos que a organização considera importantes e pretende melhorar.

Moullin (2007) afirma que a avaliação de desempenho é uma parte do processo de gestão das organizações, que permite medir a sua eficiência e eficácia e o seu direcionamento para os objetivos individuais e organizacionais, estando diretamente relacionada com a excelência organizacional. Segundo Schraeder et al., (2007), implementar uma avaliação de desempenho numa organização pode traduzir várias vantagens, tais como: melhorar a sua eficácia, permitir a monotorização do comportamento dos seus colaboradores, facilitar a comunicação entre patamares hierárquicos, reforçar os comportamentos direcionados para a realização dos objetivos, bem como avaliar o desempenho e incentivos desejados e determinar quais as necessidades de formação existentes apoiando o plano de carreiras, o que leva à fortificação da identidade e notoriedade da organização. No entanto, se esta mesma gestão não for posta em prática da melhor forma, poderá levantar alguns problemas, como por exemplo: erros de avaliação; questões legais; possível ênfase no indivíduo com prejuízo da avaliação do desempenho das equipas, discrepâncias entre a perceção do avaliador e do avaliado, o que pode levar ao descontentamento e associar uma conotação negativa ao conceito de avaliação (Schraeder et al,. 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (404.5 Kb)   docx (138.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com