TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociologia - O " Jeitinho Brasileiro"

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Sociologia

O jeito brasileiro refere-se ao modo que o povo brasileiro tem de improvisar maneiras para resolver situações problemáticas que aparecem em nosso dia a dia, e é algo tão usado que já está presente em nossa cultura.

E observa-se que ele pode ser usado tanto de forma positiva que retrata a flexibilidade e criatividade do brasileiro em resolver situações ou de maneira negativa como casos de corrupções, ou querer tirar vantagem de tudo e todos.

Um exemplo disso podemos ver em um trecho da obra “O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros” da antropóloga Livia Barbosa que define o jeito como algo relativo, que pode ser visto tanto como algo bom quanto ruim:

“ […] o jeitinho é sempre uma forma “especial” de se resolver algum problema ou situação difícil ou proibida; ou uma solução criativa para alguma emergência, seja sob a forma de conciliação, esperteza ou habilidade. Portanto, para que uma determinada situação seja considerada jeito, necessita-se de um acontecimento imprevisto e adverso aos objetivos do indivíduo. Para resolvê-la, é necessária uma maneira especial, isto é, eficiente e rápida, para tratar do ‘problema’.

Nota- se que esse “ Jeitinho Brasileiro” de agir está presente em diversos campos de nossa vida, incluindo no ambiente profissional.

 Como por exemplo quando aparece algum problema ou dificuldade em seu trabalho procura-se dar aquele jeitinho para facilitar a situação ou até escapar dela, podendo arranjar maneiras criativas de solucionar o problema ou maneiras que sejam contra as regras ou até mesmo ilegais.

Vejamos um exemplo que pode explicar isso de maneira mais clara tirado do site: http://www.politize.com.br/jeitinho-brasileiro/

Digamos, por exemplo, que você pediu para que uma pessoa fizesse um favor para você. Até aí não vemos nenhum problema. Podemos pensar que essa pessoa é sua amiga, tornando a situação mais comum ainda. Mas vamos supor que esse seu amigo seja um funcionário do DETRAN e você irá perder sua CNH por dirigir em alta velocidade. Ou seja, o que era um simples favor começa a se caracterizar como algo ilegal. Isso demonstra os dois pontos: como o favor começa a pender para o polo negativo, a depender da situação, e como a relação entre os indivíduos envolvidos é um fator que contribui para o jeitinho.

 Agora levanta-se a questão de por que temos esse “ jeitinho” ?

As nossas práticas sociais são extremamente ligadas pelo nosso desenrolar histórico. Por isso, precisamos buscar nas nossas raízes a origem do conceito.

 Sérgio Buarque de Holanda,um historiador brasileiro, discorre sobre isso em seu livro Raízes do Brasil, que apresenta o conceito de “homem cordial”.

Sabemos que o Brasil passou por diversos períodos de exploração, que tiveram início com a chegada dos portugueses. A forma de administração trazida pelos portugueses para o Brasil é a mesma que vigorava na metrópole. Portanto, as particularidades dessa nova terra não foram consideradas e isso abriu espaço para a ampla exploração recursos naturais e de mão-de-obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (214.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com