TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tralhado de Gestão de Pessoas

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual - bônus

Matriz

Disciplina: Gestão de Pessoas

Turma:4

Nome: Anderson David Barroso

AULA Online escolhida:1

resenha crítica sobre a AULA Online

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras AULAS Online realizadas e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na AULA Online, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática abordada

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

No início da aula, o professor Irineu Carmargo nos apresentou alguns dicas de como podemos interagir nas aulas usando o aplicativo zoom nos possibilitando uma melhor familiarização com a ferramenta, e também, fez um breve resumo sobre os tópicos dos quatro módulos que teremos na disciplina de gestão de pessoas, sendo: Módulo 1 – Condicionantes Externos e Mudanças Organizacionais; Módulo 2 – Tendências da gestão organizacional contemporânea; Módulo 3 – Alinhamento dos interesses corporativos e individuais; Módulo 4 – Liderança: tendências e desafios, onde ficou destacado que a disciplina requer uma reflexão sobre perfil de liderança.

Sendo essa aula focada no primeiro modulo da disciplina, vimos que as empresas estão inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo e incerto principalmente nesse momento de pandemia e por isso, a mudança organizacional é frequente e importante nas empresas, mais que essas mudanças também devem passar pelos indivíduos já que a mudança de uma organização requer a participação de todos. Seguindo com o do vídeo: o que é VUCA, apresentando quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade - Estar pronto para lidar com o inesperado é mais importante que investir tempo em planejamentos muito detalhados; Incerteza - Temos dificuldade de saber para onde vamos e qual o próximo passo; Complexidade - Não podemos afirmar que existe apenas uma resposta; Ambiguidade - São vários pontos de vista coexistindo.  Com o vídeo percebemos de forma mais fácil os efeitos desse mundo VUCA. Acompanhando os acontecimentos pelo mundo fica claro que as engrenagens estão fora de lugar ou fora de compasso, e que nesse contexto, as equipes e organizações precisam aprimorar algumas habilidades caso queiram se destacarem num ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo. Mesmo não sendo competências novas, mas serão cada vez mais importantes para lidar com os desafios do novo mundo.

 Posterior ao vídeo o professor nos separou em salas para debatermos: Qual o maior desafio da gestão de pessoas/liderança envolvido em processo de mudança?

Já no grupo que fui incluído, discutimos e apresentamos nossas experiencias e considerações sobre esses processos de mudanças, onde coloquei como exemplo uma situação vivida por mim com minha equipe de trabalho que apresentei um conteúdo sobre a utilização de um equipamento que a empresa estava disponibilizando para facilitar nosso trabalho e quinze dias depois abordei um colaborador sobre o tema e ele não tinha nem aberto o conteúdo.

Esse entre outros exemplos colocado serviram para nortear nossa discussão sobre como engajar, incluir pessoas nessa nova realidade mundial, de forma que elas entendem que são partes importantíssimas nesse processo.  Ao voltarmos para a aula com o grupo geral foram apresentados inúmeros pensamentos que sempre voltavam para o mundo movido por pessoas, mesmo esse mundo estando em processo de transformação digital, são as pessoas que direcionam as mudanças.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (800.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com