TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Casos: TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução----------------------------------------------------------------------03

Desenvolvimento--------------------------------------------------------------04

Considerações Finais----------------------------------------------------------09

Referências---------------------------------------------------------------------10

INTRODUÇÃO

Como encontrar e conservar as melhores pessoas. A disputa pelas melhores pessoas está aumentando de maneira significativa, pois não há um número suficiente de pessoas excelentes. Os resultados dos estudantes nos exames nacionais têm caído continuamente. Isso com frequência demonstram falta de habilidades básicas para o desempenho adequado no trabalho, segundo os resultados dos estudantes nos exames nacionais de Educação.

Nem todos os formando do ensino médio terminam a escola pública com uma boa base em computação, mesmo sendo ela um elemento significativo no espaço de trabalho atual. Em muitas companhias, novas tecnologias ficam encostadas na prateleira porque os empregados têm medo delas ou não tem quem os treine. A competição pelas melhores pessoas aumentou muito vai continuar aumentando. “Pessoas talentosas podem escolher parar de trabalhar para uma companhia, mas as companhias inteligentes sabem que seu trabalho é manter essas pessoas talentosas trabalhando com elas”. Ter habilidade para recrutar, contratar e manter não só o capital intelectual, mas o profissional é essencial. Apenas os melhores lidam de maneira rápida com as mudanças velozes deste Mundo Globalizado, e por isso, a empresa tanto promove os melhores funcionários já internos desta, pois já sabem o caminho do sistema utilizado.

As melhores pessoas, sejam as selecionadas de maneira interna ou as externa, terão que ser flexíveis, onde terão o desejo de descobrir o que os consumidores querem e valorizam e estarão prontas para trabalhar duro a fim de oferecer esse produto ou serviço, com desempenho efetivo.

DESENVOLVIMENTO

Justificativa da Contratação

Em razão dos grandes desafios que as organizações enfrentam com o progresso tecnológico e competitivo do mundo atual e considerando o cenário, as pessoas se tornam um valor vital para as organizações, pois elas, com a capacidade de pensar e criar, são responsáveis pelo desenvolvimento e execução de estratégias que resultem em inovação, crescimento, competitividade, qualidade e melhoria contínua, exigindo assim uma atenção especial e permanente para atrair e reter talentos. Assim o profissional de RH precisa compreender e estar antenado cada vez mais a com a necessidade dos negócios, em virtude das constantes mudanças e exigência do mercado de trabalho, e por se tratar de atividade de dimensão e relevância, que resultará na colocação de pessoas talentosas nos quadros das empresas.

Desta forma, entendemos ser de suma importância a contratação de profissional para implantação do setor de “recrutamento e seleção”.

Atualmente se busca no mercado de trabalho um profissional que alie competências técnicas às comportamentais. Em um ambiente onde o tempo é determinante, muitas empresas optam por buscar profissionais já capacitados, pois estes darão um retorno mais rápido às organizações. No entanto, num ambiente em constantes transformações onde a vantagem competitiva das empresas está na atuação sinérgica dos seus colaboradores, competências como comunicação, relacionamento interpessoal, cooperação, habilidade em lidar com mudanças, solução de problemas e conflitos, visão sistêmica e empreendedora tem sido o diferencial na escolha dos candidatos. E principalmente as competências voltadas à gestão de pessoas.

Descrição do Cargo Analista de Recursos Humanos

A tarefa de recrutar e selecionar profissionais são estratégicos; Esta atividade deve ser entregue a área de recursos humanos e essa tem que estar preparada para assumir esse desafio e recrutar e selecionar pessoas no mercado é uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância.

Missão do cargo:

- O recrutamento e seleção de candidatos;

- O fechamento da folha de pagamento e da folha de ponto;

- O desenvolvimento de pesquisas sobre a satisfação dos empregados;

- O planejamento e coordenação de treinamentos internos e externos;

- A revisão de planos de cargo e salários;

- O desenvolvimento de dinâmicas de grupo e outras ações motivacionais.

Responsabilidades:

- Realizar a contratação de um candidato qualificado para trabalhar na empresa;

- Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa;

- Participar do levantamento e análise de necessidade;

- Executar atividades pré-estabelecidas pelos seus superiores para implantação e/ou desenvolvimento de plano de carreira;

- Executar programas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, plano de benefícios, segurança do trabalho, etc.

Fontes de recrutamento a serem utilizadas

Para a função de Analista de Recursos Humanos será utilizada o recrutamento externo, funciona com candidatos vindos de fora, incidindo sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras organizações e pode envolver uma ou mais das seguintes técnicas: Arquivos de candidatos; Apresentação de candidatos espontaneamente ou por funcionários da empresa; Cartazes, anúncios, conferências e palestras, e outros.

Anúncio do cargo de Analista de Recursos Humanos

Classificados do Jornal Correio do Estado.

Campo Grande, MS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com