TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sobre Utilização do Software Arena

Por:   •  16/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI


Cesar Augusto F. de Oliveira, Grace do Carmo Santos, Thaina Lorenzon Grisasto


Estudo de caso sobre utilização do software Arena




SÃO PAULO

2019

Estudo de caso sobre utilização do software Arena

Cesar Augusto F. de Oliveira (RA 20752347)
Grace do Carmo Santos (RA 21062935)
Thaina Lorenzon Grisasto (RA 21131569)

RESUMO

Para o estudo deste trabalho foram avaliados dois artigos com o tema de aplicação do software arena. O primeiro artigo trata da aplicação deste software em uma fábrica de pães congelados, onde ele foi utilizado para analisar a realização de trabalho na empresa visando melhorar os processos e identificar erros ocorridos em meio a produção. O estudo foi baseado em cima do processo de produção para essa fábrica, visando descobrir qual é o melhor processo de fabricação de pães congelados. O segundo artigo tem como tema a aplicação do software arena em uma loja de móveis, sendo utilizadas as ferramentas que o software possui e o conhecimento adquirido sobre os clientes e como eles realizam suas compras no estabelecimento. Após as simulações feitas no processo dentro da loja, o software conseguiu mostrar o que realmente acontecia na empresa, ressaltando as falhas que ocorriam nos processos e o que era necessário ser feito para solucionar os problemas. Com os resultados obtidos em ambos os estudos pode-se concluir que a simulação se tornou uma ferramenta poderosa para planejamento e controle de processos nos dias atuais, e o software arena mostrou ser um dos melhores sistemas com este propósito disponíveis no mercado.


PALAVRAS-CHAVE: Arena, simulação, processos, apoio à decisão.

  1. INTRODUÇÃO

Pensando na empresa Pão Nosso que foi o primeiro tema analisado ela foi criada em 04/06/2012 pelos sócios Miriam Cristina Prais de Lima e Claudemir Aparecido Prais antes funcionários de uma padaria, situada em Bebedouro (SP), o Pão Nosso é uma empresa familiar no ramo alimentício, onde um dos integrantes da equipe é irmão dos proprietários da empresa que produz os produtos congelados. 

A ideia surgiu pensando na praticidade e facilidade para seus clientes, a busca do consumidor por um pãozinho quentinho e crocante, independentemente do horário que foi comprado vem crescendo cada vez mais, assim aumentando o uso de massas congeladas. O foco do Pão Nosso, é atender padarias, mercearias e minimercados de Bebedouro e região. Existe uma grande variedade de produtos como: pão doce, pão caseiro, pão de queijo, nhoque e o pão francês considerado o carro chefe desses produtos. 

Já o segundo trabalho, surgiu em cima de uma loja de móveis baseado na ideia que ao decorrer do tempo o micro empresas de móveis vem exercendo um papel importante referente à economia, principalmente em torno das cidades que estão presente e ajudando ao país crescer ainda mais; Por possuir um porte menor em relação às correntes que estarão presente no mercado, irá apresentar ameaça que Irão necessitar de planejamentos estratégicos para burlar a mesmo, mais também irá gerar oportunidades nesse meio (MACHADO, 2008). 

De acordo com a cronometragem feita em cima das vendas de móveis dentro da organização, e com a observação da saída dos produtos decorrentes da a dia a dia durante certo período estipulado, ficou evidente a escalação de uma média em minutos do ao convencimento e quais são as suas prioridades na venda do, através disso foi estabelecido os planejamentos em cima da maior importância que o mesmo requer. 

O estudo é aplicação em forma de simulação gráfica em uma organização, apresentando uma visão ampla e realista dos componentes, pois, segundo a Paragon (2005), a simulação “é a técnica de estudar o comportamento e reações de um determinado sistema através de modelos, que demonstram as propriedades e comportamentos de um sistema em uma escala menor, permitindo a sua manipulação e estudo detalhado”. A ferramenta de simulação que será estudada neste trabalho é o software ARENA, que proporciona análises precisas através de diversos recursos, diante das situações modeladas, sem a necessidade de intervenção imediata (FREITAS FILHO, 2008). 

  1. OBJETIVO DOS TRABALHOS

O objetivo do primeiro artigo foi simular o tempo da produção do pão francês, a fim de agilizar os processos e se possível melhorar a eficiência da empresa para maximizar os resultados e reduzir custos na produção sem perder a qualidade dos produtos. Este trabalho se justifica pela necessidade de saber o tempo gasto para a produção e se há a possibilidade de melhorias no processo, utilizaremos o software Arena. 

          O segundo artigo teve como objetivo  simular em meio a uma loja de móveis  através do Arena para melhor o processo  de tomada de decisão com o cliente na hora de sua entrada na loja até a sua saída, buscando o máximo de aproveitamento dos funcionários com as vendas dos móveis da loja, corrigindo erros que somente pela simulação é possível distinguir e buscar corrigi-los.

  1. ANÁLISE 1 – FÁBRICA DE PÃES

No artigo sobre a fábrica de pães congelados foram coletados dados em dois dias durante o período de fabricação de apenas um dos produtos da empresa o Pão Francês. Utilizando a simulação no Arena foi usado 3 funcionários que realizam etapas da produção, que está dividida em 5 processos: pesagem de materiais com os tempo cronometrados, misturador, processo de modelagem , processo de corte da massa do pão e depois é enviado para o processo de separação de telas e então ocorre o processo de saída.Com essa simulação foi visto que era necessário implantar melhorias no processo de produção.

No artigo foi acrescentado dois processos, observa-se no relatório RESOURCES, ilustrado na figura 6 o percentual de utilização dos colaboradores durante 6 horas/dia. 

Fluxograma inicial do projeto:

[pic 1]

[pic 2]

  • Cortador 1: foi utilizado 64% do tempo;  
  • Cortador 2: foi utilizado 58% do tempo;  
  • Funcionário 1: foi utilizado 99% do tempo; 
  • Funcionário 2: foi utilizado 70% do tempo; 
  • Modelador: foi utilizado 28% do tempo;  
  • Separador 1: foi utilizado 77% do tempo;
  • Separador 2: foi utilizado 63% do tempo

[pic 3]

Nota-se melhorias nos sistemas de produção ao analisar o relatório QUEUES, ilustrado na figura:

[pic 4]

Fluxograma no final do projeto:

[pic 5]

  • Cortador 1 (processo cortador 1): 1.62 minutos; 
  • Cortador 2 (processo cortador 2): 1.56 minutos;  
  • Funcionário 1 (processo funcionário 1): 19.97 minutos;  
  • Funcionário 2 (processo funcionário 2): 9.79 minutos;  
  • Modelador (processo modelador): 0.21 minutos;
  • Separador 1 (processo separador 1): 15.17 minutos; 
  • Separador 2 (processo separador 2): 0.41 minutos. 
  1. ANÁLISE 2 – LOJA DE MÓVEIS

No segundo artigo, para início de pesquisa, foram levantados dados de qual é o tempo médio que cada cliente passa dentro da loja, escolhendo e avaliando os produtos que desejam comprar, e a frequência com que demoram em que possa ser entregue e montado os móveis após a compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (317.8 Kb)   docx (379.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com