TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Abordagem Termodinâmica da Vida

Por:   •  11/10/2018  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

GARROTE FILHO, M. da s.; SILVA, N. P. Uma abordagem termodinâmica da vida. Ciência hoje. V. 2. n.223. p.34-39. Novembro 2005.

A termodinâmica é uma parte da física que estuda as relações entre o calor, e as de energia. E analisa, os efeitos das mudanças de temperatura, pressão, densidade, massa e volume nos sistemas a nível macroscópico. Existe dois tipos de leis da termodinâmica que são os principais alvos de estudo, a primeira lei se refere ao princípio geral da conservação de energia e matéria que reage ao comportamento da natureza. E na segunda lei as transferências de calor ocorrem sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio. E quer dizer que os processos de transferências de energia térmica são irreversíveis.

A vida dos seres vivos é conciliada com a segunda lei da termodinâmica que o grau de desordem equilibra e mantem a existência dos mesmos. E foi constatado que os sistemas de estabilidade dos seres vivos, principalmente dos seres humanos, o organismo se comporta através da temperatura.

Sendo que a evolução das formas de desperdício de energia aumenta à medida que passa o tempo, e isso acaba sendo diferente da segunda lei pelo motivo dos organismos serem cada vez mais complexos e evoluídos.

A maioria dos sistemas estão sempre em equilíbrio, porem aqueles que obedecem a lei da termodinâmica clássica, tem uma morte rápida. Os seres vivos fazem uma forma de troca com o meio ambiente evitando uma grande variação de temperatura, e se alimentam de pequenas variações. E essa troca é conhecida como metabolismo. Os seres vivos são estruturas bastantes organizada, porem isso vai contra ao sentido da seta do tempo, que é a desordem de todo o sistema.

E segundo o biólogo Eric D. Shnneider e pelo engenheiro de sistemas James J. Kay (1934-2004), os sistemas afastados do equilíbrio recorrerão a todos os meios disponíveis para resistir a aplicação externa de gradiente energético disponíveis, ou seja, eles lutam para sobreviver com a força dos seres vivos, assim se protegendo das altas temperaturas das radiações.

As plantas são o início da cadeia alimentar, que precisa como qualquer outro ser vivo de radiações solares, elas a absorvem e utiliza 1% dessa energia solar para fazer a fotossíntese, e resto é liberado através do vapor. Que gera uma matéria orgânica que quando liberada, vira fonte de energia para outro ser vivo.

Os seres vivos e o ecossistema têm a mesma função, porém se acontecer alguma mudança brusca, pode trazer sérios problemas, tanto para os seres vivos tanto para o ecossistema.

Referência

GARROTE FILHO, M. da s.; SILVA, N. P. Uma abordagem termodinâmica da vida. Ciência hoje. V. 2. n.223. p.34-39. Novembro 2005.

DUARTE, Michelle. Termodinâmica. Disponível: https://www.todamateria.com.br/termodinamica/. Acesso dia: 18 de março de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com