TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usabilidade do E-commerce

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.578 Palavras (15 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E COMUNICAÇÃO (ICHCA)

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

SORAYA DIAS DA FONSECA

TAMIRES PONTES SARMENTO

Um estudo sobre a Usabilidade do e-commerce Taverna Geek.

MACEIÓ

2015


SORAYA DIAS DA FONSECA

TAMIRES PONTES SARMENTO


Um estudo sobre a Usabilidade do e-commerce Taverna Geek.

Pesquisa apresentada a disciplina de Estudo de Usuários 2, como requisito parcial para avaliação de nota AB 2.

Orientador (a): Profª. Robéria Andrade

MACEIÓ
2015

SUMÁRIO

1          INTRODUÇÃO        

1.1     PROBLEMA DE PESQUISA        

2        OBJETIVOS        

2.1     OBJETIVOS GERAIS        

2.2     OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3        ESTUDO DE USUÁRIOS E A USABILIDADE        

4        E-COMMERCE        

5        METODOLOGIA        

5.1     TIPO DE PESQUISA        

5.2     UNIVERSO DE PESQUISA        

5.3     AMOSTRA        

5.4     INSTRUMENTOS DE COLETA E TABULAÇÃO DE DADOS        

6        RESULTADO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS        

7        CONCLUSÃO        

ANEXO 1        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

 1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

         O grau de dificuldade enfrentado pelos clientes ao utilizar os sites de comercio eletrônico (e-commerce) influência em suas vendas?

1.2 JUSTIFICATIVA        

           O interesse de tratar sobre E-commerce se dá pelo fato que, é uma modalidade de comércio muito utilizada hoje em dia, ganhando a cada vez mais espaço, visto a inclusão digital. O E-commerce se mantém em alta, o número de consumidores é bastante alto e os dados mostram que a tendência de crescimento é ainda maior.         
           Por se tratar de um mercado em expansão e como mais pessoas estão interessadas acerca do tema, pode garantir com esta pesquisa, um auxilio a quem pretende fazer melhorias a sua loja, está pensando em abrir uma ou mesmo instruir clientes de e-commerce quanto a segurança de utilização, por exemplo, e ainda, transparecer o fato que, não conseguir utilizar ferramentas do site não se dá diversas vezes por o usuário ser leigo, e sim, do site não estar claro.
           A relação do E-commerce com a usabilidade, se dá porque todos nós nos tornamos clientes de algum e-commerce, passando a lidar com algumas dificuldades de utilização que este estudo vem a tratar.        
           A Usabilidade é uma ferramente da Arquitetura da Informação, área interdisciplinar à Ciência da Informação, podendo ser de ocupação do profissional de Biblioteconomia, Desginers, ou da Ciência da Computação.        
           Dessa forma, decidimos usar o site de vendas Taverna Geek, inaugurado a sete meses como foco de nossos estudos de Usabilidade dentro E-commerce.

2        OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVOS GERAIS

 

            Estudar a usabilidade do E-commerce Taverna Geek, questionando quais fatores, em se tratando da navegação influencia nas vendas.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Traçar o perfil dos usuários do e-commerce;
  • Averiguar se o site atende as necessidades dos usuários;
  • Identificar dificuldades do usuário na utilização do site;

 


3       ESTUDO DE USUÁRIOS E A USABILIDADE


        Qualquer produto existe para alimentar determinado fim, no caso do serviço de informação, sua razão de existir é o usuário deste. Portanto, deve-se averiguar toda sua necessidade para que seja bem atendida. Para entender esta, tem-se que, correlatamente, compreender hábitos informacionais, ou até mesmo valores pessoais, demandas, desejos, usos, entre outros.        O Estudo de usuário é campo de estudo da Ciência da Informação, preenche a lacuna que se há da investigação de utilização de qualquer serviço, determinando pontos fortes e fracos.

         Quando falamos em serviços de informação on-line, ou seja, qualquer plataforma de serviços que esteja disponível para uso on-line, não se pode deixar de citar a Usabilidade, que está ligada intrinsecamente ao Estudo de Usuários com relação utilização dessas tecnologias.

         A Usabilidade é a qualidade de utilização do sistema e interação do usuário com a interface, na presente, estuda-se a maneira como o usuário comporta-se, pois, o objetivo é que a informação, ou mesmo o serviço, chegue até ao usuário em menor tempo possível.

          Isto pode ser visto em diversos casos, nesta presente pesquisa, traremos a realidade da usabilidade para o E-commerce, que é a modalidade de comércio virtual. Todo processo de é feito por um usuário, este, navega em informações, e de acordo com a usabilidade do site ele conseguirá efetuar a compra.

         Segundo Nielsen, em se tratando de critérios de Usabilidade, o usuário deve aprender com o site, ou seja, deve ser fácil e permitir que o mesmo explore o site e mantenha-se satisfeito, o que nos transpõe para o segundo critério de Nielsen, que é a Eficiência de uso, fazendo o usuário atingir altos níveis de produtividades em relação a atividade desempenhada.  Deve permitir uma fácil memorização, fazendo o usuário se sentir familiarizado com o site mesmo após um logo tempo sem utilizar. A baixa taxa de erros em relação ao sistema, com soluções rápidas e fáceis.          E por último a satisfação, onde o sistema deve agradar usuário (iniciante ou avançado) permitindo que a interação seja agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com