TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência X Escola X Disciplina

Trabalho Universitário: Violência X Escola X Disciplina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

As questões que norteiam a relação escola x violência x disciplina, requer de todos nós um momento de reflexão, pois estas questões envolvem não somente uma análise com a contribuição da pedagogia, mas também o envolvimento das diversas áreas que possam favorecer significativamente no sentido de efetivar soluções no espaço escolar, permitindo um momento de construção de valores a fim de conscientizar a todos da necessidade de se viver em harmonia e coletivamente.

Atualmente temos observado as diversas formas de violência ou atos de indisciplina e que a cada dia vem aumentando nos espaços internos da escola. O ambiente escolar por ser considerado um local de construção de saberes, seus docentes e demais profissionais da educação tem não só a responsabilidade de realizar tal missão, bem como, favorecer mudança de comportamento que possa estar voltados para o respeito de um para com o outro ou uns para com os outros.

Hoje os valores estão voltados para o distanciamento do respeito ao espaço do outro. Valores que não busca o trabalho coletivo, as trocas de experiências, a mediação dos conflitos envolvendo a todos que deveriam estar engajados no processo. Sentimos que há aí uma crise geral não só de projetos, mas também de sentidos para as coisas. Infelizmente há sim uma ideia ou várias idéias que dificultam esse entendimento e que só reforça a violência no meio em que vivemos.

Como em qualquer outro lugar, a escola é um campo de grandes vivências para o aluno, assim, propicia momentos diversos e fazem o aluno interagir nas diferentes áreas de sua vida. Fazem novas amizades, produz perspectivas, socializa, interage, cria conceitos e forma ideias. Neste ambiente, todos querem conquistar seu espaço e muitos alunos usam como “arma” a violência, sendo um grande mal que assola as nossas escolas nas manifestações de brigas, xingamentos, discriminações, bullyings, entre outras.

Os determinantes dos problemas da violência e da disciplina na escola estão relacionados ao fato de que o jovem e o adolescente vivem em busca de suas realizações e a emoção acerca do que passam, podendo também influenciar no modo em que vivem. A violência não surge somente por um fator, mas são várias as suas causas, dentre elas, podem-se destacar: religião, desemprego, nível de escolaridade, raça, disputas, guerras urbanas, anseios, aceitação, drogas, riqueza, desestrutura familiar, pobreza, limites, furto e muito mais. Isto pode desencadear na vida desses “atores” o desejo de também praticar certos tipos de violência em suas vidas, ora para serem vistos, aceitos ou realizados por si mesmos.

Quando essas manifestações acontecem de alguma forma dentro da escola é preciso rever os conceitos e procurar maneiras de solucionar os problemas. Infelizmente temos observado que as queixas são das mais variadas, sendo um momento em que precisamos, com urgência, buscar estabelecer no ambiente escolar estratégias de ações que possa pelo menos amenizar os conflitos existentes entre os segmentos escolares principalmente entre os alunos, embora estejam também incluídos os profissionais de educação, pais, responsáveis.

Na busca de soluções para os direitos dos alunos é necessário que a liberdade de cada um seja colocada lado a lado com a necessidade da ordem da disciplina, pois nenhuma pode andar sem a outra. O conceito de liberdade deve ser embasado numa junção de pontos importantes que devem ser levados em conta na construção de valores positivos no ambiente escolar.

A escola, tanto municipal como estadual ou particular é regida por leis e regras que norteiam todo o processo de andamento do bem estar comum. Propor sugestões e promover discussões com a comunidade acerca do assunto fará toda uma diferença na postura e tomada de decisões entre todos os envolvidos. Assim, a gestão, deve trabalhar de forma a alcançar uma prática educativa sem autoritarismo, mas com autoridade e respeito.

Sem autoridade não se faz educação; o aluno precisa dela, seja para se orientar, seja para poder opor-se (o conflito com a autoridade é normal, especialmente no adolescente), no processo de constituição de sua personalidade. O que se critica é o autoritarismo, que é a negação da verdadeira autoridade, pois se baseia na coisificação, na domesticação do outro. (VASCONCELLOS, 1997, p. 248)

Hoje observamos que a escola reclama não só pela falta de políticas educacionais mais sérias que pudessem contribuir de forma significativa. Infelizmente, estamos presenciando o professor sem a mínima preocupação, pois relata que não sabe resolver tal conflito e até chegam a dizer que não é de competência sua. Desconfiam da proposta pedagógica bem como de sua eficácia em relação às intervenções que poderia realizar dentro de cada momento e alguns professores dizem que se sentem praticamente só e abandonado, embora a gestão ou coordenação tente fazer algo. Na maioria das vezes terminam por abandonar o problema e chegam até informar que isso não é uma questão pedagógica, aceitando o fracasso.

Sabendo que a maioria dos problemas de disciplina é uma questão pedagógica, é preciso que algo seja feito e que possibilite ao educador e demais profissionais de educação uma ação de resgate o próprio profissional como sujeito. Sujeito que tenha mais uma vez desejos, vontade de criar projetos educacionais que tragam documentos e que se materializem no espaço escolar, então o professor poderá contribuir satisfatoriamente no sentido de resolver os transtornos de comportamento que interferem diretamente na aprendizagem. Uma proposta que consista é desconstruir mitos que funcionam como obstáculos epistemológicos, bem como é preciso que seja apontado caminhos e alternativas que esteja ao seu alcance.

Todas as instituições (sejam públicas ou privadas, a família, grupos religiosos, sindicatos, etc) devem, com urgência, buscar meios de fortalecer um processo de discussões que possam orientar novos horizontes, novas idéias, novas leituras que defendam sempre o fortalecimento do conceito de família, do conceito de saber, do conceito de política, de coletividade e de paz.

Para que a gestão pedagógica trabalhe a disciplina e a violência na escola é necessário promover ações que alcancem todos os quesitos no que diz respeito a paz no ambiente escolar, para tanto, todos os segmentos escolares devem trabalhar com um objetivo comum. Vale ressaltar que para alcançar os objetivos propostos é preciso haver também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com