TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas De Disciplina Na Escola

Casos: Problemas De Disciplina Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 4

1. Com entender a questão da indisciplina na escola?

As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.

Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia conduz à indisciplina.

Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzem o que presencia em casa na escola.

Além disso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil.

A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.

http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/indisciplina-escolar.htm 25/10/2013 - Por Eduardo de Freitas Equipe Brasil Escola

2. O que está por traz da manifestação do problema?

Segundo Vasconcellos, sempre que pensamos em disciplina, logo nos vem a mente as ideias de limites (restrição. Frustração, interdição, proibição, etc..) e de objetivos (finalidades, sentido para limites colocado). A nosso ver, a crise da disciplina escolar hoje esta associada juntamente a crise de objetivos e de limites que estamos vivenciando. Então podemos perceber o que o que esta por traz da manifestação do problema: o aluno, seu desinteresse, decorrente da tecnologia que tem acesso fora da escola; os meios de comunicação, a sua influencia negativa; a família não cumprindo sei papel; a escolas que não apoia o professor; a sociedade, sua (des) organização; e depois de um certo tempo chega se a colocarem questão a própria relação pedagógica.

VASCONCELOS, Celso S. – Os desafios da indisciplina em sala de aula.

WWW.crmariocovas.sp.gov.br acesso 23/10/2013

3. Porque um professor consegue ter domínio co sua turma e outros não?

Alguns professores conseguem uma mobilização afetiva dos alunos pelo seu magnetismo, simpatia, capacidade de sinergia, de estabelecer uma sintonia interpessoal grande. Uma das questões que determina o sucesso profissional maior ou menor do educador é a capacidade de relacionar-se, de comunicar-se, de motivar o aluno de forma constante e competente.

As técnicas de comunicação também são importantes para o sucesso do professor. Um professor que fala bem, que conta histórias interessantes, que se adapta às circunstâncias, que sabe jogar com as metáforas, o humor, que usa as tecnologias adequadamente, sem dúvida consegue bons resultados com os alunos.

Por outro lado os professores que se preparam para a aula prevendo conflitos, que estão cansados da rotina, passam consciente e inconscientemente esse mal-estar que é correspondido com a desconfiança dos alunos, com o distanciamento, com barreiras nas expectativas, os alunos acabam causando transtornos na sala de aula e o professor não consegue ministrar a aula.

O professor que vem para ministrar sua aula desmotivada, muitas vezes, nem planeja as atividades que serão desenvolvidas, contagia sua turma e acaba desmotivando a sala de aula. O rendimento dessa sala se vê comprometido por essas atitudes do professor.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/aprend.htm (apenas alguns parágrafos)

Carl ROGERS. Um jeito de ser , p. 33. Acesso 27/10/2013

4. A falta de limites em casa atrapalha na disciplina escolar do aluno?

A família independe da sua estrutura deve e sempre será o alicerce de sustentabilidade no processo de educar e impor limites aos seus filhos, e é a forma mais afetiva, devendo se esforçar em estar presente em todos os momentos da vida de seus filhos.

Os pais devem ter autoridade sobre os filhos, sem necessidade de serem autoritários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com