TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência na Escola

Por:   •  5/6/2018  •  Dissertação  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

Violência na escola

A violência nas escolas é um dos temas mais discutidos atualmente. Essa violência envolve várias situações agressivas entre alunos e funcionários, tais agressões se dividem entre físicas e psicológicas. Nos últimos tempos é possível observar um grande crescimento na violência e nas escolas não foi diferente, o número aumenta cada vez mais. Tal fator, pode-se dar pelas relações interpessoais nas escolas e um dos principais motivos pode se dar pelo preconceito de uma determinada classe, religião, raça, gênero ou orientação sexual.

A violência na escola na maioria das vezes é classificada como bullying, que é a pratica de violência física e psicológica provocada intencionalmente e repetidas vezes contra uma pessoa indefesa. O termo se dá pela palavra em inglês bully, que significa, valentão ou tirano. Estudos psicológicos afirmam que pessoas que praticam bullying geralmente sofrem de algum problema familiar ou uma certa baixa auto estima que faz com que os “bullys” pratiquem mal ao outro a fim de preencher um vazio interno.

Podemos citar vários tipos de violência na escola sendo uma delas os diversos massacres que vemos todos os dias na televisão. Em destaque, um dos maiores massacres já ocorrido no brasil: o massacre de realengo. Era 11 de abril de 2011, Wellington Menezes entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo no Rio de Janeiro, e começou a disparar com arma de fogo nos estudantes da escola, matou 12 adolescentes entre 13 e 16 anos, e por fim tirou a própria vida. Foi um crime que marcou o Brasil sendo o primeiro massacre ocorrido em um ambiente escolar.

Para entender a relação entre as duas violências, é preciso voltar no passado de Wellington e se perguntar, por quê ele fez isso? Na nota de suicídio deixada por ele, ele afirma que sofreu bullying em sua época de escola, com isso podemos perceber as consequências que acontece no psicológico e na vida de uma pessoa que sofre bullying, muitas pessoas conseguem superar a violência que sofre, outras, como o Wellington, entram em um caminho obscuro.

Um fator que contribui com essa violência pode se dar pela falta de infraestrutura nas escolas, sem um profissional adequado o problema do bullying pode se agravar em níveis alarmantes. Ademais, a estrutura familiar é, também, de grande importância nesse contexto, tendo então, o papel fundamental para a superação do indivíduo. Os cuidados dos pais com os filhos é predominante para a diminuição dessa violência, visto que, na maioria das vezes quem pratica a violência tem problemas familiares.

Portanto, é possível perceber que a violência escolar esta interligada com vários fatores que podem ser evitados, é necessário rever caminhos para combater esse problema. As escolas com o apoio do Estado seria de grande importância na contratação de profissionais especializados para orientar quem sofre com qualquer tipo de violência na escola, também, palestras concientizadoras seria de grande importância, tanto para os alunos quanto, para os pais. Desta forma, a violência na escola poderá deixar de ser um problema que assombra a atual juventude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com