TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Cidadania

Por:   •  18/5/2015  •  Dissertação  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

  Em seu sentido tradicional a cidadania expressa um conjunto de direitos e de deveres            aos cidadãos e cidadãs, o direito de participar da vida política e da vida pública, poder votar e ser votado, ter participações ativamente na elaboração de leis e funções públicas.
   Percebemos que com o passar dos anos a cidadania sofreu no sentido conquistas por     direitos políticos, sociais e civis. Ainda há um longo caminho à percorrer, vendo que milhões de pessoas vivem em situações de extrema pobreza, o desemprego só
aumenta, a alfabetização está no limite e a violência vivida todos os dias em nossa sociedade.
    Infelizmente são números oficiais, mais temos que ir a luta por direitos e melhores condições de vida, dizer não ao racismo a desigualdade social, saúde digna e de qualidade a população, educação e segurança não ficam de fora estamos vivenciando um caos.
    Hoje no entanto a cidadania assume como objetivo a busca por condições que garantam uma
qualidade de vida digna as pessoas.
    Já a ética é uma característica inerente a toda ação humana, e por esta razão é um elemento vital na produção da realidade social. Ter ética não é proceder bem para mostrar a sociedade que se é bom, ser ético é ser transparente, é agir corretamente quando ninguém esta vendo, é impor-se limites na busca das ambições. E se falando de ética falamos de caráter, valores e princípios.
    Cada decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais, que pode ser usada para o  nosso bem e o bem do próximo. Temos que ser honesto e integro em qualquer situação. Ser tolerante e flexível. Ter coragem para assumir decisões. Assumir seus atos. Ouvir  as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes. Ser humilde, educado e fiel para aprender com os outros aquilo que você poderia aprender por você mesmo. Existem essas e outras atitudes que  possa nos levar a ser uma pessoa melhor no convívio com a sociedade.
    Afinal quando agimos sem ética, prejudicamos outras pessoas. Ética e Cidadania caminham juntas na intenção de obter um mundo civilizado, mas que pra obter o sucesso precisam caminhar de igual para igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com