TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGOGICA NA ESCOLA

Artigos Científicos: A ATUAÇÃO PEDAGOGICA NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a separação dessas pessoas e interferia no seu pleno desenvolvimento.

Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro oferecia dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial, ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresentando meios, recursos adequados e oferecendo apoio àqueles que encontram dificuldades de aprendizagem.

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos, inclusive a atuação pedagógica inclusiva do professor na sala de aula é muito importante, pois o professor bem orientado sabendo lidar com as diferenças de cada aluno, faz uma grande diferença em seu aprendizado.

Este trabalho tem como objetivo identificar as principais necessidades dos profissionais da educação básica em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Os professores precisam ter uma formação continuada para educação inclusiva. Verifica-se que a “inclusão” parece se resumir somente a matrícula e permanência do aluno, além disso, os professores sentem a falta de apoio estrutural, especializado e formativo. Faz-se necessário à implementação de políticas publicas e planejamento educativo inclusivo.

2 DESENVOLVIMENTO

A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado. Isso só foi possível depois da elaboração de algumas leis, decretos e convenções como:

• Declaração Internacional de Montreal sobre inclusão;

• Convenção da Organização dos Estados Americanos;

• Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN;

• Conferência da Guatemala (1996) Decreto 3956/2001, o qual Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.

• Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990), que aprovou o plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem.

• A Declaração de Salamanca (Salamanca-1994) é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial.

Adotada em Assembleia Geral, apresenta os Procedimentos-Padrões das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Deficiências. É considerada mundialmente um dos mais importantes documentos que visam à inclusão social, juntamente com as Convenções Sobre os Direitos da Criança (1988) e da Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990). Faz parte da tendência mundial que vem consolidando a educação inclusiva.

A sua origem é atribuída aos movimentos em favor dos direitos humanos e contra instituições segregacionistas, movimentos iniciados a partir das décadas de 1960 e 1970.

Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com