TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte e Criança nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

Por:   •  5/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Polo: CAMPINA GRANDE  - PB

Nome: VALDIR DA SILVA OLIVEIRA

RGM: 19740930

Título/Unidade:  Unidade II  ( Arte e Criança nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I )

Texto resposta:

Quando comecei a frequentar a escola, foi aos dez anos de idade na zona rural, local ao qual sempre morei, a minha escola não proporcionava de muitos recursos, diante disso as minhas aulas de arte não fazia parte do currículo escolar, portanto não valia notas. As nossas aulas de artes eram reduzidas à atividade bastante tradicional, direcionadas a assuntos referentes as datas comemorativa apresentada em cartolina, papel madeira ou no caderno. Os professores estimulavam a desenhar e pintar árvores, arco-íris, casas, símbolos da pascoa, festas juninas, bandeiras etc... .

Nos meus anos iniciais em que estudei, o ensino de Arte se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. Além de desenhar somente em datas comemorativas tinha também algumas  atividades que iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito.

De acordo com o passar dos anos a arte passou a fazer parte do currículo do sistema educacional auxiliando assim as crianças a obter habilidades por meio do ensino, garantindo uma aprendizagem significativa demostrando diferentes formas e favorecendo a criança com propostas intrigantes. A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.

Bibliografia

MATERIAL DISPONIBILIZADO NA DISCIPLINA. Utuari, Solange, Arte e Criança nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, Unidade II

http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/cursos concursos/promocao/efap/ensino_arte_ciclo1"

https://novaescola.org.br/conteudo/1509/o-que-ensinar-em-arte"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com