TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte e Design

Por:   •  27/4/2015  •  Ensaio  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

ARTE E DESIGN GRÁFICO

1.0 Introdução
Há diversos pontos em comum entre a Arte e o Design Gráfico, ambos primordialmente trabalham com a criatividade e a emoção das pessoas. Regularmente, a fronteira, que as difere, nos parece estar distante, principalmente, quando a tecnologia está em seu devido lugar. E ás vezes ela parece não existir, nos confundindo o entendimento de ambos (Arte e Design Gráfico).
O termo ''arte'' tem um sentido ideológico ligado a uma produção material individualista e transcendente, enquanto que o “design” defende uma atividade funcional que atende às necessidades da sociedade.

Arte é uma forma do ser humano se expressar, contar sua historia ou cultura através de alguns valores estéticos, a arte pode ser representada de varias formas especialmente na musica, na escultura, na pintura, no cinema, na dança entre outras, a arte segue alguns valores estéticos como beleza, harmonia e equilíbrio.

Design Gráfico e um processo de se comunicar visualmente por meio de texto e imagens que apresentam informações, design gráfico também se refere ao processo pelo qual a comunicação é criada e produtos são gerados, o design gráfico segue alguns valores como habilidade cognitiva, estética, habilidade em tipografia, artes visuais e diagramação.

2.0 Relação entre Arte e Design Gráfico
 No século XIX novas necessidades socioeconômicas levaram a um corte nas atividades ditas artísticas, havendo assim uma diferenciação gradual, mas bastante evidente, entre designers e artistas plásticos.

Há diversos pontos em comum entre a Arte e o Design Gráfico, ambos primordialmente trabalham com a criatividade e a emoção das pessoas. Regularmente, a fronteira, que as difere, nos parece estar distante, principalmente, quando a tecnologia está em seu devido lugar. E ás vezes ela parece não existir, nos confundindo o entendimento de ambos (Arte e Design Gráfico).
Mas quais são as diferenças entre a Arte e o Design Gráfico? Inicialmente, podemos dizer a uma das principais se encontra no “objetivo do objeto”. A Arte, a principio, deve criar um problema, ou seja, estimular a reflexão sobre tudo e todo o universo que nos cerca, desde as questões mais simples as mais complexas da vida. Já para o Designer, estes problemas subjetivos devem ser “resolvidos”. O principal objetivo do Design é nos trazer a luz há alguns problemas do nosso cotidiano.
Para compreendermos melhor essas diferenças, devemos primeiramente deixar claro as definições dadas a cada uma dessas “áreas profissionais”. Sendo assim, podemos observar a definição dada por Jorge Coli*:

“... arte, são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia.”
        
Porém, a Arte não tem um conceito único, e em cada momento histórico cultural sua definição poderá ser diferente.
Mas podemos simplificar, dizendo que a Arte é um processo subjetivo, criado a partir da imaginação e da visão de seu autor, e como tal, será compreendida pelo seu observador de forma individual, ou seja, cada pessoa terá uma compreensão distinta e carregada da sua própria emoção. Não há uma comunicação direta das ideias do artista com o observador da arte, há sim um ato admirativo.
Já o Design Gráfico, é a “arte” de transmitir mensagens, ideias e conceitos através de imagens e texto, em suportes bidimensionais ou tridimensionais. O Design Gráfico tem como principal fundamento a comunicação de uma ideia, destinada há um determinado “público alvo”. E essa mensagem transmitida pelo Design Gráfico deve ser clara e objetivo. O designer deverá sempre ter uma meta inicial antes de iniciar o processo criativo, e executar o seu trabalho de “comunicar algo”.
Podemos então, perceber que, diferente do artista, o designer necessita da comunicação com o público e o consumidor e que não será necessário que expresse seus sentimentos e emoções, mas que comunique e expressem uma ideia, provoquem uma reação, desperte as atenções, ou seja, o trabalho nesse momento passa a ter objetivos definidos previamente, muitas vezes sem a participação do designer.
Segundo Renata Krusser**:
“Enquanto a arte busca novos olhares, provocando os limites de nossa percepção da existência, e trabalha em direção ao desconhecido, o design sabe aonde quer ir. A arte tem um ponto de partida, o design um ponto de chegada, mas tem em comum o trabalho inventivo.”

3.0 Conclusão

Concluímos então que, há sim, diferenças nos objetivos da Arte e do Design Gráfico, mas que os dois possuem vários vínculos que podemos considerara-las como “áreas irmãs”. São dois processos da comunicação humana que conversam e muitas vezes, e compartilham algumas características. Mas que possuem diferentes propósitos na humanidade, A arte vem a nos inspirar, nos emocionar, já o Design Gráfico, nos incentiva, nos motiva a uma ação. Ambas utilizando de mídias visuais para chegar aos seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com