TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complementar

Por:   •  23/11/2021  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade complementar

 

Palestras via internet - computam 5 horas

 

 [pic 1]

 

Título da live: Peso, mídia e preconceito

 

Na live com participação de Agnes Arruda, doutora em Comunicação pela UNIP, abre o diálogo sobre sua tese “O peso e a mídia: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade”. Ela se dedica a pesquisar sobre corpo, mídia e imaginário midiático nos processos de gordofobia da sociedade. É exposto na live o conceito da tese de Agnes, seus métodos de pesquisa e sua posição sobre o tema gordofobia, ela se utiliza além de casos de histórias de pessoas, momentos que ela mesma passou durante sua vida.

Minha escolha neste tema de intolerância ao peso, vem com uma dúvida, quando isso começa?

Desde o ensino fundamental vejo crianças acima do peso são caçoadas por seus colegas “gordos tem que levar na brincadeira”, é uma das coisas que sempre escutava, mas, por quê? Eles não devem se sentir mal pela zoação, ou não tem nada que podem fazer?

“Afinal não estão caçoando de sua classe, suas roupas, cultura, status, sexualidade ou cor, apenas de seu peso, o que não é nada, apenas uma brincadeira” Escutei muitas vezes frases parecidas com está como argumento de colegas e pessoas, e de fato as pessoas que eram discriminadas concordavam com isso pois não reclamavam, nem achavam ruim. Elas até “brincavam” também com a própria aparência, mas no futuro essas mesmas pessoas que antes não se importavam com as falar dos colegas não se sentem capazes de fazer as mesmas coisas que eles, não tem autoestima e confiança sobre si e suas decisões, além de claro vários outros problemas. Como debatido por Agnes em live, pessoas ‘’gordinhas” como adultas futuras são vistas como preguiçosas e desleixadas, pois não se cuidam e não são vistas como bons profissionais por esse motivo. Esse preconceito não vem direto da escola vem bem antes disso. Pelas crenças dos pais e familiares, alimentação, meios de educar os filhos usando a gordura e doces, guloseimas como um meio de assustar ou colocar medo em crianças pequenas dizendo que vão ficar “gordinhas” e vão ser chacota pelas pessoas, também vemos caracterização de pessoas gordas em programas de humor, como pessoas boas, até ingênuas e atrapalhadas ao máximo, mostrando novamente que não podem ser pessoas serias em sua vida adulta.

Infelizmente não é possível a escola e aos professores cuidar de todas as crianças que começam sua escolaridade, mas para sua diminuição devem sempre reforçar a não praticar qualquer tipo de “bullying” desde o peso, cor, como o colega se veste, qual brinquedo ele leva para a escola. Lembrar aos pais e responsáveis das crianças o respeito ao próximo, crianças não sabem do futuro, não sabem que podem ficar com marcas dessas tais “brincadeiras” feitas a tanto tempo, a escola é um ambiente de diferentes e ao meu ponto de vista é também o lugar onde deve-se ressaltar o respeito, além da própria casa das crianças e adultos.

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (453.5 Kb)   docx (600 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com