TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Colagem Para o Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  1/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

Colagem para o Anos Iniciais do Ensino Fundamental

        Nesta atividade de Arte, os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental terão como proposta a exploração da expressão artística por meio da técnica da colagem. A proposta tem como intuito desenvolver habilidades e competências relacionadas à BNCC de Arte, especificamente focadas nos três aspectos referentes a apreciação, criação e reflexão.

        Na priemira etapa referente a apreciação, os alunos serão apresentados a diferentes obras de arte que utilizam a técnica da colagem. Nesse momento o professor irá aprensetar obras de artistas locais ou renomados, a fim de proporcionar uma diversidade de estilos e referências. Durante essa etapa, os estudantes serão estimulados a observar e discutir as características das obras, expressando suas opiniões e emoções relacionadas a cada uma delas. Essa prática desenvolve a habilidade de apreciação artística e a competência de contextualizar as manifestações artísticas.

        Após a apreciação das obras, os alunos deverão criar suas próprias colagens. Para isso, serão disponibilizados materiais variados, como revistas, jornais, papéis coloridos, tesouras e cola. Durante o desenvolvimento desta atividade, os estudantes terão liberdade para explorar diferentes combinações de elementos e texturas, expressando sua criatividade e imaginação. Nessa etapa, serão desenvolvidas habilidades como a criação de composições artísticas e o uso de materiais e técnicas necessárias para a realização do trabalho. Além disso, os alunos serão estimulados a expressar suas ideias por meio da colagem, trabalhando a competência de expressar-se e comunicar-se por meio das artes.

        Ao final da atividade, se formará uma roda de conversa em que terão a oportunidade de compartilhar suas colagens e discutir o processo criativo. Eles poderão refletir sobre as escolhas feitas durante a criação, as emoções despertadas pelas obras e a mensagem transmitida pelas colagens. Essa reflexão favorece a habilidade de analisar e interpretar as produções artísticas e a competência de compreender e valorizar a diversidade das manifestações artísticas.

        Dessa forma, por meio da atividade de colagem, os alunos poderão desenvolver habilidades e competências relacionadas à apreciação, criação e reflexão artística, conforme proposto pela BNCC de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A atividade proporciona um ambiente de expressão livre, onde poderão utilizar da criatividade e diálogo, para contribuir na formação integral dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com