TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição da Arteterapia para o Bem-Estar, Equilíbrio Emocional e Resiliência.

Por:   •  22/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.810 Palavras (16 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 16

Explorando Caminhos Artísticos: A Contribuição da Arteterapia para o Bem-Estar, Equilíbrio Emocional e Resiliência.

Rosemeire luiza silva de Oliveira

Resumo

        Este estudo explora a temática da arteterapia e seu papel na promoção do bem-estar e desenvolvimento pessoal. A problemática central deste trabalho reside em analisar como a arteterapia pode ser construída como uma abordagem terapêutica eficaz, capaz de oferecer novas possibilidades para o autocuidado e o enriquecimento da vida das pessoas. Diante do cenário contemporâneo, onde o estresse e a pressão da vida moderna têm impactos significativos na saúde mental, investigamos de que maneira a arteterapia pode ser uma ferramenta para enfrentar esses desafios e incentivar a autoexpressão criativa como meio de alcançar um estado de equilíbrio emocional. A justificativa para esta pesquisa decorre da necessidade de compreender o potencial da arteterapia como um recurso acessível e eficaz para melhorar a qualidade de vida. O objetivo central é examinar como a arteterapia pode ser desenvolvida como uma estratégia para aprimorar a saúde mental, explorando suas contribuições para a gestão do estresse, o fortalecimento da autoestima e o cultivo da resiliência. Através de revisão bibliográfica e análise de estudos de casos, este trabalho visa destacar a importância da arteterapia na busca por uma vida mais saudável e significativa, sugerindo caminhos para a sua integração em práticas terapêuticas e políticas de promoção da saúde.

Palavras-chave: Bem-Estar Emocional; Equilíbrio Emocional; Resiliência, Auto expressão.

  1. Introdução

      No cenário complexo e desafiador da sociedade contemporânea, as demandas pela promoção do bem-estar e pela melhoria da qualidade de vida têm adquirido um destaque cada vez mais significativo. Diante desse contexto, surgem abordagens terapêuticas que buscam explorar novos horizontes, oferecendo alternativas criativas e inovadoras para o cultivo do equilíbrio emocional e o desenvolvimento pessoal. Nesse contexto, a arteterapia emerge como uma prática enriquecedora e potencialmente transformadora, capaz de pintar novas possibilidades para a vida das pessoas.

      Esta pesquisa se propõe a investigar e compreender a construção da arteterapia como uma abordagem terapêutica que promove o bem-estar e a saúde mental, contribuindo para a promoção de uma vida mais plena e satisfatória. A problemática central que orienta este estudo reside na exploração dos mecanismos pelos quais a arteterapia pode efetivamente criar um espaço para a autoexpressão criativa e proporcionar ferramentas para o enfrentamento de desafios emocionais e psicológicos contemporâneos.

       A justificativa para a escolha desta temática é ancorada na necessidade premente de encontrar formas inovadoras de cuidado e autoconhecimento diante das complexidades da vida moderna. O estresse, a ansiedade e as pressões sociais têm demonstrado impactos significativos na saúde mental e na qualidade de vida das pessoas, demandando abordagens que vão além dos tradicionais métodos terapêuticos. Nesse sentido, a arteterapia se destaca como um campo que valoriza a expressão criativa como um caminho para a autorreflexão, a compreensão emocional e o empoderamento.

      O objetivo central deste estudo é analisar como a arteterapia pode ser concebida e construída como uma ferramenta eficaz para a promoção do bem-estar e da saúde mental. Por meio de uma abordagem fundamentada em revisão bibliográfica e análise de estudos de casos, pretende-se explorar as contribuições da arteterapia no cultivo da autoestima, na gestão do estresse e na promoção da resiliência emocional. Além disso, esta pesquisa almeja fornecer subsídios para a integração da arteterapia em práticas terapêuticas e políticas de promoção da saúde, destacando seu potencial como uma estratégia acessível e enriquecedora para a melhoria da qualidade de vida.

      Diante desses objetivos, a seguinte pergunta problematizadora orientará a investigação: Como a construção da arteterapia como abordagem terapêutica eficaz pode promover o bem-estar, a gestão do estresse e o desenvolvimento da resiliência emocional, em diálogo com a revisão bibliográfica e análise de estudos de casos, para contribuir de forma viável e específica para a integração da arteterapia em práticas terapêuticas e políticas de promoção da saúde, visando uma melhoria concreta na qualidade de vida?

     A seguir, será apresentado um panorama da literatura existente sobre a arteterapia, contextualizando sua origem, princípios fundamentais e aplicações terapêuticas. Em seguida, serão abordados os aspectos metodológicos utilizados neste estudo, bem como a estruturação dos capítulos subsequentes, que explorarão a relação entre a arteterapia e o bem-estar, a saúde mental e a promoção da qualidade de vida.

     Nesta jornada de exploração das cores e possibilidades da arteterapia, busca-se contribuir para a compreensão da sua importância como uma ferramenta poderosa de transformação pessoal e social, destacando a sua capacidade de pintar novos horizontes de autoconhecimento e crescimento emocional.

  1. Desenvolvimento

 

        Este estudo adota uma abordagem de pesquisa qualitativa, buscando compreender em profundidade a construção da arteterapia como uma ferramenta para a promoção do bem-estar e da saúde mental. A pesquisa qualitativa é escolhida por sua capacidade de explorar nuances, significados e contextos, permitindo uma compreensão rica e contextualizada do fenômeno estudado. Para atingir os objetivos propostos, serão empregados procedimentos de revisão bibliográfica e análise documental, a fim de investigar a evolução histórica, os princípios teóricos e as práticas efetivas da arteterapia.

     A revisão bibliográfica é um passo fundamental para a coleta e análise das informações existentes sobre a arteterapia. Será realizada uma busca sistemática em bases de dados acadêmicas, livros, artigos científicos, teses e dissertações relacionadas à arteterapia, bem-estar, saúde mental e qualidade de vida. A seleção dos materiais será pautada pela relevância, atualidade e consistência das fontes.

      A análise documental envolve a coleta e exame de documentos relevantes para o estudo. Neste caso, serão analisados documentos como programas de formação em arteterapia, relatórios de práticas terapêuticas, depoimentos de pacientes e materiais que discutam a aplicação e os resultados da arteterapia em contextos diversos. A análise documental permitirá explorar exemplos concretos de como a arteterapia tem sido empregada para a promoção do bem-estar e da saúde mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (280.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com