TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

A Didática tem como objetivo estudar o processo de ensinar e atualmente sua concepção visa o processo de politização do professor, visa às mudanças no modo de pensar e agir do professor, para a busca de um ensino democrático. [pic 1]

A partir da década de 1980 o objeto é o processo de ensino nas suas relações com a aprendizagem. A didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar.  

Tendência Pedagógica

Definição da Tendência

Concepção de didática

Tendência Tradicional

Nessa tendência  educacional prevalece à ação de agentes externos na formação do aluno, a transmissão do conhecimento formado a partir das grandes verdades acumuladas com o tempo pela humanidade. O processo de ensino está concentrado na exposição do conhecimento pelo professor.

A Didática é concebida como um conjunto de normas e regras de ensino, com exercícios repetitivos e memorização dos conteúdos. O aluno é um mero receptor de conteúdo e tem que se encaixar em um modelo social de pessoa.

Tendência Tecnicista

É uma tendência compatível com a orientação econômica, política e ideológica do regime militar da época.

Uma didática voltada para a instrução e racionalização do conhecimento, com uso de meios técnicos e simplificados: objetivos – conteúdos – estratégias – avaliações.

O professor administra e executa um planejamento com ações preestabelecidas para atingir seus objetivos.

Tendência Renovada

Nessa tendência o aluno é valorizado, tem liberdade, iniciativa e é sujeito da sua própria aprendizagem.

Leva em consideração as etapas do desenvolvimento cognitivo da criança, respeitando a individualização de cada uma.   A peça chave para a aprendizagem é o aluno.

Nessa concepção de didática o professor coloca o aluno em condições propícias para buscar por si mesmo o conhecimento através de incentivo, orientações, trabalho em grupo, pesquisas, etc.    

Tendência Libertadora

É uma tendência utilizada em movimentos sociais, sindicados, associações, comunidades religiosas, etc. Não foi organizada nenhuma orientação pedagógica - didática para o ensino escolar.

Não tem uma didática evidente, o ensino é concentrado na realidade social e o professor tem a função de orientar com debates temas sociais e políticos.

Tendência Crítico-Social dos Conteúdos

Nessa tendência o ensino deve proporcionar aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais, mediante a transmissão de conhecimentos ativos.

É uma didática que reflete e busca alternativas para as dificuldades educacionais

Diante da reflexão em torno das Tendências Pedagógicas a didática atual se encaixa em duas tendências: Tendência Renovada e Tendência Crítico-Social dos Conteúdos, pois nessas duas tendências o centro da aprendizagem é o aluno ativo e investigador no desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais, mediante a transmissão e assimilação ativa dos conhecimentos.    

Considerando a concepção atual de Didática e seu objeto de estudo, podemos citar duas dentre as várias contribuições para a prática do professor:

  • Direciona e norteia a aprendizagem, tendo como ponto de partida o aluno. O professor se torna mediador do conhecimento, criando situações problemas para que o aluno “aprenda a aprender”
  • Amplia a visão do professor em relação ao aluno, que passa a vê-lo não como um mero receptor de conteúdo, mas como um ser ativo e curioso capaz de construir seu próprio aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com