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A DISCIPLINA DE ESTÉTICA, IMAGEM E COMUNICAÇÃO7

Por:   •  11/2/2021  •  Resenha  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

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DISCIPLINA DE ESTÉTICA, IMAGEM E COMUNICAÇÃO

PROFESSOR: Rogério Koff

ACADÊMICA: Laura Alvarez de Toledo Dorneles

Atividade sobre renascimento

  O termo Renascimento foi criado no séc. XVI para descrever o movimento artístico que surgiu no século anterior, o movimento designou uma série de mudanças econômicas, políticas e sociais do período. O enriquecimento das regiões e o desenvolvimento do comércio no Mar Mediterrâneo deu origem a uma burguesia mercantil rica que juntamente com a nobreza e a igreja patrocinava artistas e escritores, que inauguraram uma nova forma de fazer arte.

  Era uma época de conflito entre fé e razão, Deus deixou de ser o centro de tudo e o homem passou a ser valorizado, ressurgindo o interesse pelos tesouros intelectuais da Grécia e Roma antiga, dando origem ao período de transição entre o teocentrismo medieval e o antropocentrismo renascentista. Essa valorização das ações humanas, porém, não significa uma rejeição do teológico, a veneração e a simbologia cristã continuam sendo temas importantes, mas agora caminham juntos com a tradição antiga. Os artistas começaram a utilizar da perspectiva e representar de forma mais cuidadosa as formas humanas e da natureza.

  Foi dessa forma que surgiu o movimento renascentista

  Entre suas principais características estão o humanismo (representa a valorização do ser humano e a sua condição acima de tudo, porém não opondo o homem a Deus) , o antropocentrismo (colocava o homem como centro do universo e o valorizava como a mais perfeita obra de criação da natureza) , o individualismo (coloca o homem em “posição central” e busca satisfazer as próprias ambições) , o universalismo (o conhecimento humano foi valorizado em diversas áreas, tornando os artistas mais multifuncionais), o racionalismo (tem a razão como base do conhecimento), o cientificismo (coloca a ciência em posição de superioridade) e a valorização da Antiguidade Clássica (foi retomado os estudos sobre a antiguidade clássica, na intenção de romper as regras e os pensamentos da era medieval, esses estudos valorizaram a figura humana e os seus pensamentos, além de acrescentar conhecimento sobre artes e  filosofia).

Renascimento italiano:

  Ao passarem juntos um tempo em Roma, Donatello e Buneleschi mudaram alguns pontos decisivos em suas carreiras.

  Donatello volta a fazer estátuas de nus, como na Antiguidade e foi o pioneiro do renascimento italiano.

  Bruneleschi é o primeiro arquiteto da Renascença, projetando o Domo da Catedral de Florença, ele foi o primeiro artista a demonstrar os princípios da perspectiva linear, que é uma técnica onde se utiliza uma ilusão de profundidade 3d em uma superfície plana.

  Masaccio utilizava a perspectiva como sistema pictórico, a pintura possuía um sistema matemático para calcular como dimensionar proporcionalmente o tamanho dos personagens e dos elementos em relação à distância, ele usou essa pratica quando pintou uma capela que parece se abrir para o espectador, na Igreja Santa Maria Novella. O Pintor se destaca pelo uso quase perfeito da tridimensionalidade, suas pinturas eram tão reais que pareciam esculturas.

 

  Lorenzo Ghiberti criava relevos com alta perspectiva, é o artista responsável pelo trabalho “As portas do paraíso”, onde o artista levou 23 anos para decorar duas portas do Batistério em frente a catedral de Florença.

Piero de la Francesca utilizava da grandeza e exatidão matemática, precisão e estrutura geométrica, e as linhas horizontais e verticais são harmônicas, além de aplicar a luz para modelar a forma e a perspectiva das figuras.

Paollo Ucello era antirrealista, quase fantasioso, não tinha interesse em retratar maior realismo ou histórias religiosas, descobriu como usar a perspectiva linear sem a ajuda de luz e sombra para fazer objetos parecerem tridimensionais.

Filippo Lippi era conhecido pelos afrescos e imagens da Virgem com o menino Jesus.

Antonio del Pallaiolo tinha um grande talento para representar figuras humanas, dizia-se que o mesmo teria dissecado cadáveres para estudar anatomia e aperfeiçoar suas representações.

Piero di Cosimo possuía um estilo fantástico e estranhamente detalhado, foi um dos primeiros a romper com os temas religiosos.

Domenico Ghirlandaio foi um dos mais populares pintores religiosos do século XV e era conhecido por ser capaz de unir as questões religiosas com o moderno.

Sandro Botticelli foi um dos pintores mais importantes do renascimento e possuía um estilo linear gracioso e ornamental, pintando temas mitológicos, mas também religiosos.

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