TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

ENTREVISTA COM UM PROFESSOR

Discente: Wenderson Congo da Rocha

Matrícula:201908504986

MAIO/2020

Introdução:

Este relatório tem por finalidade apresentar a Proposta de Prática como Componente Curricular, O professor entrevistado se chama David Pedrosa, Professor licenciado em Artes Visuais, Leciona na turma 3003 CN (formação de professores), no Colégio Estadual Dr. Artur Vargas.

Objetivos:

Explorar e refletir sobre a relação e métodos de aprendizado utilizando os conhecimentos obtidos através das aulas de Filosofia da educação.

Entrevista:

O que é ensinar?

Me baseio muito na obra de Paulo Freire: Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.

Ensino e aprendizagem é sempre uma troca mútua. Pra mim o maior objetivo da escola é ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.

Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Todo meu ensino é baseado na Proposta Triangular consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).

Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Sempre! Piaget, Freire, Vygotsky e outros. Piaget dizia sobre o estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, ele criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Como o meu trabalho é estimular a criatividade e é a partir das crianças que são desenvolvidas a autonomia, libertando dos esteriótipos.

Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?

Cada escola e turmas tem realidades distintas e novas necessidades vão surgindo. Busco apoio na minha escola, o trabalho em conjunto com outros professores, coordenadores e diretores sempre faz com que meus objetivos sejam atingidos. Gosto muito de trabalhar com projetos, é nele que o aluno tem mais força de vontade de mostrar o seu melhor.

Conclusão:

No processo ensino-aprendizagem a motivação é um elemento fundamental para que os alunos aprendam e obtenham resultados satisfatórios, sempre sendo incentivados e estimulados criativamente a fazerem o melhor que podem, e mostrando que todos são capazes de alcançar seus objetivos e usar sua criatividade das mais diversas formas.

O educador é responsável por estimular a busca pelo conhecimento, desenvolvendo a autonomia e atenção do aluno.

Ser professor é compartilhar conhecimento e também aprender um pouco mais a cada dia, é crescer junto com o aluno cada dia mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com