TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIPERATIVIDADE SUAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS

Por:   •  21/7/2015  •  Monografia  •  6.954 Palavras (28 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 28

HIPERATIVIDADE SUAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS  

IZOLINA TEIXEIRA[1]

Resumo: Neste trabalho buscamos delimitar o conceito de hiperatividade, elucidando os paradigmas pedagógicos da educação do hiperativo. Este estudo objetiva demonstrar que a hiperatividade, denominada na medicina como desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos e que os sintomas decorrentes variam de brandos a graves podendo incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motorasPortanto, buscar a elucidação desta questão tornou-se relevante, o que justifica plenamente a realização deste trabalho, através de levantamento bibliográfico em livros, revistas científicas.

Palavras-chave: Hiperatividade; Impulsividade; Atenção; Aprendizagem.

Abstract: Make a sentence introducing (their importance) the theme. In this work we define the term hyperactivity, elucidating the pedagogical paradigms of education hyperactive. This study aims to demonstrate that hyperactivity, known in medicine as attention deficit disorder, can affect children, teenagers and even some adults, and symptoms arising vary from mild to severe and may include language problems, memory and motor skills. Therefore, seek clarification of this issue became relevant, which fully justifies this work, through literature in books and journals.

Keywork: Hyperactivity, impulsivity, attention, learning.

1 INTRODUÇÃO

        O tema hiperatividade prende-se ao fato de que há necessidades latentes em se buscar elementos ou fatos novos suficientes para clarear melhor os problemas de aprendizagem que  escolas e os pais vem enfrentando. Os transtornos da hiperatividade têm feito parte da vida humana provavelmente desde sempre nos indivíduos.

        O quadro clínico caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade mudou de nome muitas vezes nos último cem anos, variando de acordo com as linhas de pesquisa e na medida em que o homem evoluiu, aumentaram-se as necessidades de pesquisa, levando-o a responder a elas de diversas maneiras.

        Com a nova lei da inclusão onde ouve a necessidade de incluir em diferentes classes crianças com dificuldades de aprendizagem para que o ensino fosse sistematizado, surgindo aí os testes de inteligência vindos a proporcionar a todos um melhor desempenho de suas habilidades.

        Entretanto a escola é um campo minado para os alunos com distúrbios de conduta, pois é na escola que a criança precisa aprender a lidar com as regras, a estrutura e os limites de uma educação organizada, e é importante que os pais e professores saibam identificá-los como um problema de ordem neurológica e não mais como um defeito de controle moral podendo ser entendidas como perturbações de ordem orgânica, biológica com fundo genético fazendo com que alguns indivíduos tenham menos habilidades que outros.

        Os profissionais de educação precisam saber reconhecer os sintomas para distingui-los de outros comportamentos e dessa maneira prestar ajuda que se faz necessária para que os educandos dentro de suas potencialidades podem e devem desempenhar certas atividades.

        Cada vez mais, o sucesso na escola depende da capacidade  do aluno de se concentrar durante longos períodos permanecer quietos, fazer atividades propostas e com as intervenções dos profissionais da educação  busca-se aumentar a sua competência, deste modo, habilidade, paciência e tolerância irão permear o desenvolvimento dos problemas emocionais comportamentais a longo prazo, para isso é importante que os professores e demais profissionais da educação entendam a mecânica  do sistema educacional e os motivos que levam esses alunos a não corresponder do que se espera deles.

        Neste trabalho pretende-se mostrar conceitos básicos da aprendizagem, a preocupação de profissionais e principalmente o embasamento para o trabalho com a criança hiperativa.

2 - ESTUDO TEÓRICO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

        Considerados como grupo, os portadores de TDAH parecem ter potencial de aprendizagem igual ao das outras crianças, onde as dificuldades desses alunos na aprendizagem estão ligadas a não adaptação da criança com as regras da escola onde a aprendizagem é de forma sistemática decorrentes de vários conceitos de distúrbios onde eles podem ser de origem orgânica (biológica ou neurológica) psicológica, pedagógica, socioeconômica e cognitiva. (SILVA,2003)

        Este capítulo vai apresentar alguns conceitos e fatores que dão características a  aprendizagem. Será dividido em duas partes: 1. Conceitos básicos de aprendizagem; 2. Distúrbios e causas de dificuldades de aprendizagem.

  1. Conceitos básicos de aprendizagem

A aprendizagem faz parte do processo educar. Este processo apresenta alguns conceitos básicos determinantes que são:

1º Elementos fundamentais do processo de aprendizagem: professor, emissor de máquinas de ensinar, transmissores de informações ou agentes do conhecimento:

        - O conteúdo transmitido ao aluno deve estar de acordo com  a idade mental do aluno, e deve ser de forma clara e precisa para sua melhor assimilação.

        - O aluno que recebe este conteúdo deve ser ativo, crítico, recebendo de forma concreta e precisa para ter um bom entendimento do conteúdo repassado pelo emissor.

        - Meio ambiente, que é o meio escolar, a família, o meio social, onde se efetiva o processo ensino-aprendizagem, que deve ser muito bem estimulado ativando o processo de aprender.

2º A aprendizagem é gradual, isto é, o indivíduo aprende pouco a pouco no decorrer da vida, onde alguns tem mais ou menos dificuldades de aprender  e o aprender depende de vários fatores existentes em nossas vidas. Aprendemos de forma cumulativa e dinâmica onde cada aprendizagem serve de pré-requisito para uma próxima aprendizagem com isso se forma valores e novas idéias, definimos com isso a aprendizagem como uma modificação relativa e duradoura de comportamento, através de treino, experiência e observação. (SILVA,2003).

3º Novas condições de aprendizagem. Existem pelo menos quatro fontes fatores fundamentais para que ocorra a aprendizagem:

  1. Saúde física e mental;
  2. Prévio domínio;
  3. Inteligência
  4. Motivação

É grande a preocupação de pedagogos e educadores em relação a distúrbios apresentados por crianças com dificuldades em qualquer tipo de aprendizagem.

De acordo Drouet(1995), o termo distúrbio, que significa perturbação ou alteração no comportamento de uma pessoa, vem sendo utilizado em vários estudos como: dificuldade no processo de ensino aprendizagem devido a perturbações de origem biológica, neurológica, intelectual, psicológica, sócio-econômica ou educacional, encontradas em escolas que podem torna-se à aprendizagem de causas dês desconhecidas, uma vez que estas crianças não apresentam efeitos físicos, sensoriais, emocionais ou intelectuais de espécie alguma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (195.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com