TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  11/12/2022  •  Artigo  •  5.053 Palavras (21 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Centro de Artes

Programa de Pós-Graduação em Artes

Curso de Especialização em Artes - EAD

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso

 

 [pic 1]

 

 

 

 

 

 

 A PRÁTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

 

 

Autoras:

Juliana Maria Ebert Muller

juliana.ebert@gmail.com

Marinês Da Silva

marismari82@gmail.com 

Pelotas, 2021  

                                                       

Autoras:

Juliana Maria Ebert Muller

juliana.ebert@gmail.com

Marinês Da Silva

marismari82@gmail.com

A PRÁTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Artes – EAD apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes  da Universidade Federal de Pelotas, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Artes.

                                           

Orientadora:

Profa, Ms. Ana Paula Batista Araujo

anap-araujo@educar.rs.gov.br

Pelotas, 2021

        Autoras:

Juliana Maria Ebert Muller

juliana.ebert@gmail.com

Marinês Da Silva

marismari82@gmail.com

A PRÁTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, como requisito parcial, para obtenção do grau de Especialista em Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal de Pelotas.

 

   

Data da Defesa: dezembro de 2021

 

Banca examinadora:

 

ANA PAULA BATISTA ARAUJO

Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pelotas, 2012) Especialização em Pós Graduação em Linguagens Verbais e Visuais (INSTITUTO FEDERAL SUL RIOGRANDENSE, 2010) Graduação em ARTES VISUAIS - HAB DESENHO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA (Universidade Federal de Pelotas, 2005)

LIANE FILOMENA MÜLLER

Especialização em Linguística do Texto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995) e mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998).

INTRODUÇÃO

Artigo apresentado para a revista FUNDARTE como trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Artes – EAD, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.  

 

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática da arte na educação infantil e no desenvolvimento da criança em tempos pandêmicos. Aborda a problemática do distanciamento entre o professor e o aluno durante a pandemia, buscando identificar as dificuldades e ressignificar as práticas escolares. Este trabalho apresenta um produto de pesquisa realizado com profissionais da educação infantil e em artes, que articulam sua prática pedagógica. Como análise decorrente do processo de pesquisa percebeu-se que o uso das tecnologias se tornou imprescindível para minimizar a distância entre escola e alunos em isolamento social e que neste processo de transformação evidencia-se que o ato de ensinar as Artes é uma atividade relacional indispensável à convivência, comunicação e cooperação. O uso das tecnologias se tornou imprescindível para minimizar a distância entre escola e alunos que estavam vivendo o isolamento social.

Palavras-chave: Arte. Educação Infantil. Pandemia.

Abstract: 

This research aims to analyze the practice of art in early childhood education and child development in pandemic times. It addresses the issue of distancing between the teacher and the student during the pandemic, seeking to identify the difficulties and give new meaning to school practices. This work presents a research product developed with professionals in early childhood education and in the arts, who articulate their pedagogical practice. As an analysis resulting from the research process, it was noticed that the use of technologies became essential to minimize the distance between school and students in social isolation, and that in this process of transformation it is evident that the act of teaching Arts is an indispensable relational activity to coexistence, communication and cooperation. The use of technologies became essential to minimize the distance between school and students who were experiencing social isolation.

Key-Words: Art. Child Education. Pandemic.

INTRODUÇÃO

A temática apresentada nesta pesquisa visa analisar a prática da arte na educação infantil e no desenvolvimento da criança em tempos pandêmicos. O artigo aborda a problemática do distanciamento entre o professor e o aluno em tempos de pandemia, buscando identificar as dificuldades e ressignificar as práticas escolares. A Arte é um elemento importante para o desenvolvimento da criança e através dela as múltiplas linguagens se evidenciam, seja através do desenho, na música, no teatro com os seus faz de conta, nas artes visuais ou plásticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (532.9 Kb)   docx (404.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com