TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA COMPONENTE CURRICULAR – PCC

Por:   •  19/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

MEMÓRIA E PATRIMÕNIO ESCOLAR

PRÁTICA COMPONENTE CURRICULAR – PCC

1º SEMESTRE

YASMIM DE SOUZA XAVIER

RA 2253262

CODAJÁS/AM

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 2]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

MEMÓRIA E PATRIMÕNIO ESCOLAR

PRÁTICA COMPONENTE CURRICULAR – PCC

1º SEMESTRE

YASMIM DE SOUZA XAVIER

RA 2253262

[pic 3]

CODAJÁS/AM

2022

INDRODUÇÃO

A escola Estadual Rodrigo Costa, fundada em 30 de janeiro de 1935, situada na rua João Pessoa 115 centro, a qual tem como objetivo atender alunos do ensino fundamental 2 que vão de turmas do 6ª ao 9ª. Sendo uma escola pioneira, sua estrutura não impressiona à primeira vista. Atualmente estão matriculados 394 alunos na mesma, a escola têm 23 professores, uma gestora, uma secretária, um pedagogo, uma assessora de gestão, um vigia, 04 merendeiras, 02 serviços gerais e uma professora readaptada, totalizando ao todo 36 funcionários. Na escola contém 7 salas de aula, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para atendimento especializado, cozinha, biblioteca e três banheiros, sendo um adequado a alunos com deficiência com mobilidade reduzidas, masculino e feminino e também sala de secretaria, refeitório e almoxarifado. Construída em alvenaria e fechada com muro portões e grades. Como toda escola, sua equipe é imprescindível para um bom funcionamento educacional

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

A cidade de Codajás no Amazonas passou por uma grande crescente econômica, e seu número de habitantes cresceu rapidamente, e com a expansão de vila para cidade, precisava de escolas para suas crianças e juventude.

A Escola Estadual Rodrigo Costa, construída no ano de 1934, pelo então Cel. Raimundo Rodrigues das Neves. Recebeu o primeiro nome, Grupo Escolar Rodrigo Costa, em homenagem ao ilustre Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Dr. RODRIGO DA COSTA, filho de Codajás, o qual foi cursar a Faculdade, em Recife/ PE, e que após ter concluído o curso, voltou a sua terra natal como advogado, atendendo as necessidades de seus conterrâneos. Com isso tornou-se célebre, passando para a história do Município, com honra ao mérito.

 A escola foi criada pelo Decreto nº. 4.508, de 30 de Janeiro de 1935 na gestão do então Governador do Estado do Amazonas, Dr. Álvaro Botelho Maia.[pic 8]

[pic 9]

Seus primeiros professores foram: Anita Azevedo, Alfa Omedes e Cecília Alencar, e sua primeira diretora foi a normalista, Prof.ª. Maria José Galvão que tinha como auxiliares as Professoras Eríkita e Maria do Carmo. Também foram nomeados os professores: Levi de Assis, Zulmira Batista e Mário Alencar, os quais foram os primeiros orientadores e tiveram diante de si o desafio de educar a primeira clientela da escola supramencionada. Naquela época (não existia direção), a carência de professores no município era marcante na área da educação. Cabe citar que alguns professores ainda hoje atuando na escola, foram alunos da mesma no início de suas formações, como por exemplo: a professora Paula Kelli Guimarães, Roberto Sílvio Marques Venâncio A Escola Estadual Rodrigo Costa, sempre foi uma escola estadual, ou seja, uma escola pública tendo o objetivo atender toda a população da cidade inserindo a criança e ao adolescente a um ensino de qualidade, a interação do indivíduo na sociedade e formando diferentes culturas e níveis socioeconômicas. Desde da sua fundação a escola rodrigo costa, como e popularmente conhecida, passou por diversas mudanças, em 1970 a escola foi reformada e ganhou uma cantina nova, e uma biblioteca, já em 1980 a escola passou a integrar novas series na sua grade escolar de ensino fundamental, matutino e vespertino, e ensino médio noturno, em 1990 a escola integrou ao concurso barraca do açaí, um dos diferentes concursos que a cidade proporciona no festival cultual do açaí que teve o início em 1983, com o surgimentos de outras escolas, o prêmio cultural premia a melhor ornamentação de barraca disputadas entre as escolas municipais e estaduais,  a escola também tem muita tradição nos desfiles cívicos do dia 7 de setembro onde os alunos homenageiam o dia da independência do brasil. Atualmente a escola é uma das mais respeitadas na questão educação básica na cidade, por ser uma escola de muita tradição e de ótimas referencias, para a gestora Elijanete Ferreira Pinho que atua na escola desde de (2014 à 2022)   os principais pontos a serem debatidos com a comunidade e a questão da preservação patrimonial. Para a preservação patrimonial assim como sua história, escola já fez diversas projetos na casa da cultura (museu local) com os seus alunos juntamente com a comunidade, mostram em imagens e fotos, palestras e danças um pouco da história da encola, tendo como objetivo mostra para a população a importância da conservação do patrimônio histórico, que a escola é um bem comum e vale apena ser preservado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (425.3 Kb)   docx (337.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com