TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Apreciação Musical

Por:   •  13/9/2021  •  Resenha  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Licenciatura em Letras com Língua Espanhola

Componente: Núcleo de Estudos Interdisciplinares II

Data: 07/09/2021            

Discente:Elson Vicente Carmo de Oliveira - Turma/Semestre:2º

RESENHA CRÍTICA

GOHN. Daniel. Apreciação Musical na Era das Tecnologias Digitais. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/educacao_musical/edmusDGohn.pdf, acesso em 18/08/2021.

Daniel Marcondes Gohn

Daniel Gohn é professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No referido texto proposto o autor realiza uma exploração do consumo e da tecnologia sobretudo no mundo da música com a popularização do acesso a banda larga e a consequente maior acessibilidade aos produtos culturais.

Inicialmente o autor aponta as inovações decorrentes do progresso tecnológico em áreas cientifícas como a biotecnologia e as modernas técnicas do genoma humano contudo, no viés da popularização e de um amplo acesso as músicas (o que antes era restrito) através de plataformas e a possibilidade de realizar downloads desses arquivos comprimidos. Cabe ressaltar a crítica proferida de que na maioria das vezes o indivíduo com um acesso a músicas diversificadas e portanto com maiores possibilidades de ampliação do horizonte cultural não detém de uma apreciação musical. Sendo assim, aponta-se a apreciação musica como o cuidado (escuta atenta) a música em seus detalhes não consistindo apenas como uma música de fundo sonoro para as atividades cotidianas. Em outras palavras a apreciação musical exige um debruçar e uma atenção maior e detalhada sobre os instrumentos, a letras e de como esses elementos de comunicam sendo que nesse processo são citadas três fases decorrentes do indivíduo ao entrar em contato com determinadas obras musicais segundi Campbell (2005): desenvolvimento do indivíduo sobre a música, integração (dança e movimentação), recriação (reprodução da peça em um instrumento musical). Um outro elemento bastante importante no processo está centrado na figura do professor que é o mediador e que proporciona maior contextualização dos produtos culturais com uma consciência crítica e contextualizada obtendo-se uma postura crítico-reflexiva para que seja possível a produção de sentidos.

Atualmente há muitos profissionais da música que apontam a necessidade da escuta atenta a músicas do gênero instrumentais uma vez que aguça a percepção dos elementos de uma obra musical reconhecendo-se novas possibilidades e formatos musicais. Na escuta das obras musicais o fator da coletividade após o momento da fruição transforma as percepções e instigações em conhecimento compartilhado e que pode ser analisado por diferentes pontos de vistas de modo colaborativo.

Na perspectiva futurista o autor menciona a possibilidade de tais avanços tecnológicos juntamente coms os usários se aprimorarem numa nova possibilidade de educação musical sendo assim nas palavras do mesmo Gohn (2007):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com