TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise VM

Por:   •  4/5/2016  •  Seminário  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Durante a década de 70, surgiram distintos grupos de pessoas e de ideologias que possuíam no vestir uma maneira de reconhecerem-se como um grupo.

Já a moda no Brasil nesse período segue a moda mundial, com seus variados estilos, como o hippie, indiano e das discotecas, que aqui foi muito difundido pela telenovela Dancing Days, que possuía a temática disco. Em especial, a década de 70 marcou-se principalmente pelo movimento hippie. Estilos orientais como a maxissaia, cabelos compridos, estampas florais, bordados, miçangas e camurça. Além das cores e dos brilhos, a moda disco e sexy e fizeram parte da irregularidade e do perfil indefinido da época. a regra era ser mais diferente possível. Nesse período também acontece a liberação sexual, o uso de biquínis e do topless, também das miniblusas e das minissaias, a mulher se veste de maneira feminina e livre.

A moda foi influenciada pelo desejo de livre expressão que a população possuía.

Como principal exemplo dessa moda de protesto pode citar a estilista Zuzu Angel, que procurou mostrar para o mundo, através de suas criações, o momento sombrio que o país enfrentava.

Em relação ao expressionismo, temos dado que é uma arte do século XX para as pinturas nas quais os estados mentais se tornam tema e são representados de forma tão intensa que a aparência habitual das coisas é distorcida.

o estilo surgiu como uma reação a objetividade do Impressionismo. A desvantagem do Expressionismo reside no fato de que muitos estados mentais extremos são pessoais demais para que possam ter significado ou interesse para outra pessoa além do artista. Mas, em suas obras, como em O Grito, de Van Gogh os expressionistas desvendaram um vasto desespero humano que anteriormente não tivera expressão pictórica.

E qual a relação entre a moda e a arte expressionista? Pois bem, no Expressionismo não se pretende simplesmente absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo.

ENFOQUE

A revista L’Officiel entrevistou um artista plástico e um profissional da moda que nos contou o que sabem sobre o Expressionismo e a década de 70.

Como surgiu o Expressionismo? O Expressionismo surge de um desdobramento do pós-impressionismo, recebendo influências de uma série de artistas pertencentes a este período, como o holandês Van Gogh e o norueguês Edvard Munch. Encontra ligações também com certas manifestações do art noveau e do simbolismo.

Nas artes plásticas, qual foi uma das primeiras manifestações do Expressionismo? Uma das primeiras manifestações, neste contexto das vanguardas, a ser chamada de expressionista foi a dos fauves, que mais tarde teria em Henri Matisse seu principal desdobramento, ainda que sua obra se afaste do arquétipo expressionista

Quais são os dois grupos mais facilmente identificados no Expressionismo? Existiram dois grupos, porém, que entre todos os movimentos são os mais facilmente identificados com o expressionismo. São eles: A Ponte (Die Brücke'), em Dresden; e O Cavaleiro Azul (Der Blaue Reiter), em Munique.

Como se manifestou o Expressionismo na América Latina? Na America Latina o expressionismo manifestou-se como uma via de protesto político. No México, seus representantes mais importantes são os muralistas, como Diego Rivera.

Entrevista sobre a década de 70 com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com