TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas da Administração

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]As Escolas da administração iniciaram suas experiências e estudos pelo trabalho do operário a racionalização do trabalho devendo ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa onde o administrador deve procurar identificar o estilo de gestão mais adequado para aquela situação.

A escola da administração científica, atendia às necessidades do final do século XIX e início do século XX nos países desenvolvidos, uma vez que a indústria se expandia rapidamente, empregando pessoal com baixo nível de qualificação, sendo a maioria oriunda da zona rural. À medida que os empregados foram se qualificando e que aumentaram as disponibilidades de capital de e de tecnologia, seus princípios começaram a se tornar cada vez menos importantes para as novas necessidades de acordo com o autor citado.

A escola da administração obteve seu estudo devido ao trabalho do operário a racionalização do trabalho, em que o administrador deve identificar qual o estilo de gestão mais apropriado para uma determinada situação, conforme enfatiza Lacombe e Heilborn (2003, p.37) “o administrador precisa conhecê-las para poder tomar decisões adequadas, referindo-se às teorias que completam, abordam ângulos e ampliam a visão dos administradores para solução de problemas e aproveitamento de oportunidades”.

A escola da admnistração ciêntífica, teve seu inicio entre os séculos XIX e XX em que, se baseia na enfase colocada nas tarefas, devido ao crescimento das empresas industriais exigiu procedimentos novos de administração de recursos humanos, em que sua evolução obteve a participação dos três nomes clássicos do pensamento administrativo são: Taylorismo, Fayolismo e Fordismo. De acordo com Nogueira (2007, p.115) ‘’ O termo ‘’ismo’’ indica movimento que integra o enfoque técnico – científico voltado para organização e para o controle racional do trabalho industrial e operacional, bem como para administração geral das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com