TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Linguagens Multi Modais de Ensino/Aprendizagem de Artes, Contextualizações e Aplicações na Educação Infantil

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 15

As Linguagens Multi Modais de Ensino/Aprendizagem de Artes, Contextualizações e Aplicações na Educação Infantil

AZARO, Maria da Penha T.[1]

RESUMO:

O conhecimento da Arte em todas as suas expressões, assimilações, conceitos e fundamentos é parte importante do desenvolvimento humano e social.  A herança cultural dá estrutura às sociedades na formação de sua identidade, além de promover sua evolução intelectual e social. O ensino de Artes na Educação Infantil tem grande importância no reconhecimento e formação da sua identidade cultural, além de ter funcionalidades de promoção, socialização e inclusão desde os primeiros anos escolares. A abrangência da Arte ultrapassa os limites locais do conhecimento quando proporciona uma visão e interação de culturas globais e extra contemporâneas. O conhecimento prévio e vivências, orientado e contextualizado, promove o aprendizado interativo, abrangente e eficiente. A multi modalidade dos recursos didáticos, também contextualizados e assimilados cientificamente, contribui para a Alfabetização Visual. Este trabalho pretende abordar as metodologias de contextualização, vivências e aplicação das ferramentas didáticas sob o aspecto Multi Modal das tecnologias para o ensino de artes na Educação Infantil. O estudo é fundamentado por pesquisas desenvolvidas para o ensino de Artes e referenciais teóricos da cultura de Arte.

PALAVRAS-CHAVE: Arte e Cultura na Educação Infantil, Ferramentas Tecnológicas, Contextualização, Formação Cultural

ABSTRACT:

The knowledge of Art in all its expressions, assimilations, concepts and foundations is an important part of human and social development. The cultural heritage gives structure to societies in building of their identity, in addition to promoting their intellectual and social evolution. The teaching of Art in Early Childhood Education has great importance in the recognition and formation of its cultural identity, besides having functionalities of promotion, socialization and inclusion from the first school years. The breadth of Art goes beyond the local limits of knowledge when it provides insight and interaction of global and extra contemporary cultures. Prior knowledge and experiences, oriented and contextualized, promotes interactive, comprehensive and efficient learning. The multimodality of didactic resources, also contextualized and scientifically assimilated, contributes to Visual Literacy. This work intends to approach the methodologies of contextualization, experiences and application of didactic tools under the Multi Modal aspect of the technologies for the teaching of arts in Early Childhood Education. The study is based on researches developed for the teaching of Art and theoretical references of the culture of Art

KEYWORD: Art and Culture in Early Childhood Education, Technological Tools, Art Expressions. Cultural Training

1. INTRODUÇÃO:

Vivemos em uma era cibernética de inimaginável modernidade tecnológica e impressionante alcance global. A informação e o conhecimento estão disponíveis a um click, de forma instantânea e abrangente, em ambientes virtuais, internet, por satélite, fibra ótica, e tantos outros canais de transmissão, e através de ferramentas tecnológicas, cada vez mais sofisticadas e acessíveis, tais como computadores, smartfones, câmaras fotográficas, equipamentos vídeo eletrônicos, dentre outros. O uso das ferramentas tecnológicas e o acesso democrático, aliado ao volume abundante e constante de informações sensoriais, estimulam a curiosidade e tendem a popularizar o conhecimento. Trata-se de um fenômeno na formação do individuo, cada vez mais precoce e indispensável no seu cotidiano.

A Cultura Visual tem grande influência na disseminação da informação, pois a comunicação pelos sentidos proporciona um entendimento imediato e mais explícito. As linguagens visuais como forma de comunicação, promovem a interação social e estimula o desenvolvimento intelectual.  Na Educação Infantil, as artes visuais são possibilidades lúdicas de grande impacto no desenvolvimento intelectual da criança. O processo de comunicação através da expressão gráfica individual, inicialmente por meio de desenhos e rabiscos, ou complementados por outras linguagens de artes, vídeos, musicas e demais performances, proporciona um interessante diálogo de acolhimento e confiança entre o professor e a criança

O conceito de Cultura Visual é o reconhecimento acessível da imagem pelo sentido primário da visão e processado intelectualmente como conhecimento. Poderia ser este um processo de conhecimento discriminante, excludente aos deficientes visuais ou intelectuais, mas o auxílio das novas tecnologias de audiovisual e métodos didáticos desenvolvidos e aplicados à Leitura Visual quebra as barreiras da exclusão.  O sentido tátil ou auditivo, podem também promover a Leitura Visual, através de novas tecnologias, tais como impressoras 3D ou pelo sentido da audição, com a interpretação descritiva das imagens. Outros métodos didáticos são também possibilidades para a Leitura Visual de deficientes visuais ou intelectuais, tais como, visitas guiadas a museus de arte permitidos ao toque das obras ou institutos de pesquisa que desenvolvem maquetes ou protótipos, com o manuseio das peças como demonstração visual da pesquisa.

Neste cenário, o tema dos Multi modais como ferramenta pedagógica para o Ensino de Artes, a partir da Educação Infantil, mostra-se de grande relevância para a eficiência do aprendizado, promovendo socialização, inclusão e contribuindo para o seu desenvolvimento.

Complementando este estudo está um introdutório ao valor estético da obra de arte que se contextualiza ao tema principal dos multimodais ao ensino de Artes, e também algumas correntes teóricas de impacto como Teoria de Aprendizagem Significativa e a Abordagem Triangular, que revolucionaram o pensamento do ensino de Artes e reposicionaram a metodologia do ensino de artes, bem como ao desenvolvimento de novas didáticas.

Como metodologia de estudos, esta pesquisa procura apontar as ferramentas e funcionalidades tecnológicas aplicadas ao ensino de Artes na Educação Infantil, além de descrever pesquisas bibliográficas desenvolvidas e correlacionadas, e também algumas fundamentações e conceitos teóricos sobre aprendizagem no contexto de Artes,  

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A CULTURA VISUAL

A Cultura Visual está presente no cotidiano da humanidade, sob um aspecto global e irrestrito, de forma crescente e diversificada, produto de campanhas de marketing ou tendências sociais. Um enorme volume de informações para o conhecimento nos chega via Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, sendo estas na maior parte tratadas como imagens parâmetro do mundo coletivo. De forma anônima, absorvemos as informações que nos chegam, capturadas velozmente e desprovidas de critérios, por mensagens originais ou replicadas, vazias ou de conteúdo. As imagens induzem o coletivo como nômade, ao pensar comum, conduz e padronizam as tendências, o lazer, os costumes, a beleza, o caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (728.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com