TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Arte: contribuições para uma aprendizagem significativa

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

  Ensino de arte: contribuições para uma aprendizagem significativa.

A arte nos possibilita ao educando se relacionar com o meio social.

Existem vários aspectos relevantes que leva a arte como educação e uma questão a ser discutida no meio acadêmico.

No ambiente escolar não há limitação a um espaço no qual ela se encontra como uma estrutura base, isto é há um bem maior que é adquirido no contexto escolar, nos ensinamentos que é ministrado aos alunos. Num ambiente escolar todos desenvolve um conhecimento novo e único.

A arte tem a função educativa quando leva a criança a apreciar a beleza do mundo, como também promove a confiança em suas próprias habilidades, desperta o dialogo entre as famílias o que contribui muito para um bom convívio familiar, possibilitando elaborar, estruturar e compreender ideias.

A arte é o desenvolvimento da criação e imaginação, composto onde se pode abusar de suas competências, e ainda nos ensinamentos para a evolução diária, tanto para o professor quando para os alunos, pois todos aprendem.

A arte pode ser concebida de diferentes formas de acordo com cada cultura e visão do homem.

Há vários direito e deveres que podemos estar seguindo para o avanço educacional aconteça, a arte por sua vez é um exemplo na escola, pois é um meio de se manifestar através da fala, gestos, expressões, sentidos e sentimentos, pois é o momento que a sociedade te julgue por quem você é na sua personalidade no qual você se interpretará na sua vida.

O ensino da arte permite ir alem do que esta dada aprender os elementos visuais do mundo de forma mais artística e contextualizada.

O PCN, nos ajuda no conhecimento e na capacitação de seus alunos para que possam dominar com mais propriedade as linguagens da arte e compreender o mundo em vários jeitos, colocar no lugar do outro, no pensar, vivenciar e entender o próximo. Ao explicitarem argumentos e proposições pessoais, que estão relacionados aos conhecimentos construídos, os alunos irão adquirir o saber artístico. Da mesma forma eles reconheceram com mais clareza que existe contextualização histórico-social e marca pessoal nos trabalhos artísticos.

A arte faz presente no cotidiano do aluno na forma dos objetos, no arranjo de vitrines, na musica etc.. Os alunos manifestam a curiosidade artística não só na sua comunidade, mas também de outras formas fora de seu contexto.

Mas o ensino da arte está à mercê e da força de vontade, tanto de quem ensina quanto de quem aprende. A arte é peculiar, mostra que podemos pensar, como é ensinado na escola, que podemos perguntar, como na filosofia, que pode multiplicar-se em vários tipos, como em matemática e assimilar em todas as matérias dadas nas salas de aula.

A arte esta relacionada com os conhecimentos específicos, e as diferentes linguagens artísticas. A musicas utiliza elementos sonoros, como o som e o silencio, as artes visuais empregam elementos visuais como as cores, linhas e formas, o teatro utiliza o corpo eainterpretação-representação, a dança o corpo em movimento.

A aprendizagem será muito mais significativa na medida em que o novo material for incorporado às estruturas do conhecimento dos alunos, eles estão adquirindo conhecimento a partir da relação com o prévio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com