TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias de Aprendizagem na Sala de Aula

Por:   •  14/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 13

          FP107 - Metodologias da aprendizagem na sala de aula

Trabalho conv. ordinaria

Indicações gerais:

O trabalho desta disciplina deve ser realizado em grupos de 3 ou 4 estudantes.

Primeiramente, leia o texto:

Programação e Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégias no ensino de Pensamento Computacional para crianças e adolescentes

Alves, S. V. L., Alves, E., & Baia, P. B. (2019, November). Programação e Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégias no ensino de Pensamento Computacional para crianças e adolescentes. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 759). Recuperado de: https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/9024/6568

Requisitos formais:

As atividades práticas desta disciplina consistem em...

  • Extensão: 5 a 6 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos – se houver-).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Entrelinhas: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

O trabalho deve ser realizado nesse documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto a citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.


Trabalho

  • Ler o texto:

Programação e Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégias no ensino de Pensamento Computacional para crianças e adolescentes.
Alves, S. V. L., Alves, E., & Baia, P. B. (2019, November). Programação e Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégias no ensino de Pensamento Computacional para crianças e adolescentes. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 759). Recuperado de:
https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/9024/6568

  • O texto está disponível no campus virtual, link de acesso pelo ícone "Trabalho". Localize “Material de trabalho” na página onde se encontram as instruções para a realização da atividade.
  • Após a leitura do texto, elabore uma resenha crítica.
  • A resenha crítica é um resumo das principais características do conteúdo ou tema da obra. Seu objetivo é fornecer uma visão geral do texto, destacando os temas mais relevantes e avaliando suas contribuições relacionadas aos modelos educacionais para a educação superior.
  • Após, proponham:
  1. Uma proposta educativa com base à metodologia Flipped Classroom.
  2. Uma atividade com base na metodologia Aprendizagem baseada no pensamento.

A tarefa pode ser a mesma, no entanto, é necessário enfatizar a diferença entre uma e outra para que se denote a compreensão dos conceptos relativos a cada uma das metodologias.

Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.


Trabalho

Nomes e sobrenomes:

Scheila Greggio Fajardo BRFPMME3026469

José Valter Nunes Gonçalves BRFPMME28151318

Wedson da Silva Ribeiro BRFPMME1443357

Código: FP107

Curso: MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Grupo: 36

Data: 04/02/2023

Resenha Crítica: “Programação e Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia no ensino de Pensamento Computacional para crianças e adolescentes”.

Alves, S. V. L., Alves, E., & Baia, P. B, (2019).

Sumário                                                                                                                

1.

Apresentação do artigo        4

2. Proposta de atividades baseadas em metodologia ativas.................................6

2.1 Proposta educativa com base à metodologia Flipped Classroom..................7

2.2 Atividade com base na metodologia Aprendizagem baseada no pensamento.........................................................................................................8

3.Referências.......................................................................................................11

4.Anexos..............................................................................................................

12

  1. Apresentação do Artigo

Baseado numa perspectiva de inovação da metodologia ativa através da aprendizagem baseada em projetos, o artigo “Programação e Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia no ensino de Pensamento Computacional para crianças e adolescentes”, escrito por (Alves, Socorro Vânia L., Alves, Enoque Melo, Baia, Paulo Beckmam Santos), em 2019,  apresenta os resultados de uma iniciativa de ensino do Pensamento Computacional para crianças e adolescentes, através de um curso de iniciação à programação, ministrado pelo Laboratório Mídias Eletrônicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) ao Programa Escola da Vida do Corpo de Bombeiros da cidade de Santarém-Pará. Neste curso foi utilizada como metodologia de ensino, a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL - Project Based Learning), na qual este método desafia os alunos a aprenderem e trabalharem em grupos na busca de soluções para problemas reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com