TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA AULA UNIVERSITÁRIA: REDIMENSIONANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  1/10/2019  •  Seminário  •  6.628 Palavras (27 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

O SEMINÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA AULA UNIVERSITÁRIA: REDIMENSIONANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ivana Cristina Lima de Almeida1 - UP

Juliana Ribeiro Costa2 - UP

Eixo – Ensino e Práticas nas Licenciaturas

Agência Financiadora: não contou com financiamento

Resumo

Entre o final do século XX e a primeira década do século XXI, a produção acadêmica brasileira sobre a prática pedagógica universitária tem sido marcada por pesquisas empíricas que apontam o seminário como a estratégia metodológica mais presente nas aulas de graduação e pós-graduação. Ao mesmo tempo, tais pesquisas indicam também que, na perspectiva dos estudantes universitários, o seminário é percebido como uma prática desvinculada do processo de ensino aprendizagem. Tomando por base tais estudos, esse artigo apresenta como objetivo geral analisar a aplicação de uma proposta diferenciada para a utilização do seminário no contexto das aulas de Sociologia, em três turmas do primeiro ano do curso de Publicidade e Propaganda, de uma determinada universidade particular de Curitiba. Por se tratar de uma pesquisa de natureza teórica e empírica, os procedimentos metodológicos se basearam respectivamente em revisão bibliográfica em autores como Gil (1997; 2008), Pimenta e Anastasiou (2002), Behrens (2002), Balzan (2008), Masetto (2010), Zanon e Althaus (2010), dentre outros; e observação sistemática realizada durante o terceiro e o quarto bimestres do ano letivo de 2015, quando a proposta foi desenvolvida pela professora autora da pesquisa, configurando-se como um estudo de caso com intervenção pedagógica. Os resultados apontam, de um lado, que a utilização do seminário como estratégia de ensino aprendizagem nas três turmas investigadas redimensionou a prática pedagógica da professora e ressignificou a aula universitária para os estudantes como um ambiente voltado ao estudo, à pesquisa e à discussão; e, por outro lado, que o seminário se articula ao processo histórico de constituição do ethos acadêmico e do trabalho contemporâneo do docente no ensino superior.

Palavras-chave: Seminário. Aula universitária. Prática pedagógica.

[pic 2]

  1. Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Pedagogia e Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. Desenvolve estudos e pesquisas em Sociologia, História, Educação e Cultura Política. E-mail: ivanalimadealmeida@gmail.com
  2. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Positivo. E-mail: juliana_panassolo@hotmail.com.

ISSN 2176-1396

18967

Introdução

Desde o final da década de 1990, a produção acadêmica sobre a prática pedagógica universitária brasileira tem sido marcada por pesquisas empíricas com docentes e discentes (GIL, 1997; 2008; PIMENTA e ANASTASIOU, 2002; BEHRENS, 2002; BALZAN, 2008; MASETTO, 2010), as quais têm revelado frequentes preocupações no que diz respeito às estratégias didáticas adotadas em salas de aula, especialmente em relação ao seminário.

De um modo geral, tais pesquisas apontam que nas instituições de ensino superior o seminário tem sido a estratégia metodológica mais presente nas aulas. E que, via de regra, os estudantes percebem o seminário como uma “apresentação monótona”, “sem relação com as aulas” e em que “todos do grupo são avaliados de forma igual pelo professor” (ZANON; ALTHAUS, 2010).

Se, em sentido mais amplo, tais depoimentos e comentários nos indicam a necessidade de refletir sobre as questões conceituais e instrumentais do ato de ensinar e aprender; em sentido mais estrito, nos conduz a repensar sobre o tratamento que vem sendo dado, no ensino superior, às estratégias metodológicas e, em particular, à prática do seminário nas aulas universitárias.

A partir destes estudos, cabe-nos questionar aqui: Como o seminário, no contexto das aulas dos cursos de graduação de uma determinada universidade particular de Curitiba, pode redimensionar a prática pedagógica do professor no processo de ensino aprendizagem?

Esta é uma problemática cujos pressupostos teóricos e metodológicos ainda precisam ser investigados e compreendidos. Isto porque podem enunciar uma proposta diferenciada para o uso do seminário na aula universitária que se torna central para estudo e análise.

Com base no que foi exposto, esse artigo apresenta como objetivo geral analisar a aplicação de uma proposta diferenciada para a utilização do seminário no contexto das aulas de Sociologia do curso de graduação em Publicidade e Propaganda de uma determinada universidade particular de Curitiba, identificando suas contribuições para a formação acadêmico-profissional.

Nesse sentido, o artigo foi estruturado em duas partes. A primeira parte, dedicada ao referencial teórico da pesquisa, discute a relevância da formação pedagógica do docente do ensino superior, do conhecimento das estratégias de ensino aprendizagem e da problematização histórica e pedagógica do seminário no contexto da aula universitária.

E a segunda parte, iniciada pela apresentação dos procedimentos metodológicos da pesquisa, analisa a implementação da proposta do seminário nas três turmas selecionadas,

18968

buscando o conhecimento de seu significado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes universitários e a possibilidade de articular uma atitude crítica e uma dinâmica de reflexão constante no lócus da sala de aula.

O Professor e a Aula no Espaço Universitário

A formação pedagógica do professor universitário tem adquirido evidência cada vez maior enquanto objeto de investigação no campo acadêmico. Novas perspectivas à construção formativa do profissional surgiram diante de novas exigências sociais. Ser um bom expositor de conteúdos e bem-sucedido profissionalmente é cada vez mais visto como insuficiente para uma profissão tão complexa, dado que a docência se legitima como um produto imaterial: a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (312.1 Kb)   docx (339.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com