TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve relato sobre a Trilogia Tebana

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 4

Breve relato sobre a Trilogia Tebana.

Em Édipo Rei , o protagonista ao nascer tem seu destino traçado e revelado por um oráculo. Logo seu pai, o rei Laio ao saber que seu próprio filho o mataria e tomaria como sua mulher a sua própria esposa a rainha Jocasta, resolve matar o menino. Decidiram então contratar uma pessoa que levaria Édipo, e o amarraria em uma árvore deixando assim para morrer. Mas com pena a pessoa desobedece as ordens levando o menino para ser criado, como não tinha condições de cuidar da criança, Édipo foi parar em Corinto, Políbio o cria como filho. Depois de crescido, Édipo  recebe uma revelação de que um dia mataria o próprio pai e se casaria com sua mãe, aflito foge. No caminho encontra-se com Laio e com outros acompanhantes e mata o pai biológico, logo uma parte da profecia está se cumprindo.

Édipo vai para Tebas, chegando lá desvenda um enigma proposto por uma esfinge, Édipo é considerado como um herói para recompensa ele é declarado rei e se casa com Jocasta. Dessa união com sua própria mãe, ele tem quatro filhos , dois meninos e duas meninas. Assim a profecia foi toda cumprida. Um dia Édipo consultando os oráculos descobre toda a verdade sobre seu passado e percebe que seu destino se cumpriu. Desesperado, arranca os próprios olhos porque diz não querer ser testemunha de seus próprios crimes. E Jocasta sua esposa e mãe se suicida.

Dando continuidade a história temos Édipo em Colono. Édipo expulso por Creonte, irmão de Jocasta, de Tebas. Seus dois filhos ficam em Tebas na disputa  pelo trono. Édipo sai da cidade acompanhado por sua filha Antígona que abre mão de sua própria vida para acompanhar o pai. Cansados de caminhar Édipo e sua filha param para descansar e para pedir informações sobre o local onde estão. Alguns anciãos afirmam que o local é sagrado e que deveriam se retirar. Édipo começa a contar sua história, a qual tem um detalhe muito importante, pois aquela nação que cedesse um túmulo a Édipo seria abençoada pelos deuses. Assim os anciãos concordaram em chamar Teseu o imperador de Atenas. Nesse meio tempo encontra-se com a outra filha Ismene que informa ao pai tudo que se passa em Tebas com seus dois irmãos e a briga pelo trono entre eles Polinices e Etéocles.

Em seguida encontra-se com seu filho Polinices, e este pede a Édipo para formarem uma aliança para tomarem o trono. Édipo se negou. Creonte ao saber da notícia sobre o túmulo sagrado exige que Édipo retorne este ao se recusar tem suas filhas raptadas, Teseu e seus homens os derrotam e trazem as filhas de Édipo a salvo.

Édipo retira-se acompanhado de Teseu que o enterra, somente ele e os deuses sabem onde seu corpo foi enterrado para que ninguém jamais pudesse violar seu corpo.

Antígona e Ismene voltam para Tebas e assistem a batalha sanguinária que  acontece entre seus dois irmãos.

Etéocles e Polinices morrem e Creonte toma o poder.  Creonte determina que Etéocles seja enterrado e tenha as cerimonias fúnebres, mas que Polinices  tenha seu corpo deixado para apodrecer e ser comido pelas aves, e que se alguém se atrevesse a desobedece-lo também deveria ser morto. Ao saber disso sua irmã Antígona, fica indignada e resolve fazer as escondidas um culto fúnebre. Convida sua irmã Ismene para participar mas esta com medo se recusa. Mais tarde Antígona é descoberta, levada a presença de Creonte, ela não nega o que tenha feito. Creonte acusa Ismene de cumplicidade, mas não a condena a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com