TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de um jogo lúdico - Dominó Matemático

Por:   •  29/4/2018  •  Seminário  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO JOSE LUCIANO

MATEMÁTICA APLICADA

Franklin Leonardo

Júlio Gustavo

Kattlyn Pereira

Letícia Rodrigues

Lucas Gabriel

JOGO LÚDICO DOMINÓ MATEMÁTICO

 SEGUNDO AS NORMAS DA OBNT

Goiânia-Go

2017

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO JOSE LUCIANO

Franklin Leonardo

Júlio Gustavo

Kattlyn Pereira

Letícia Rodrigues

Lucas Gabriel

JOGO LÚDICO DOMINÓ MATEMÁTICO

 SEGUNDO AS NORMAS DA OBNT

Trabalho sobre a criação de um jogo lúdico descrito como Dominó Matemático apresentado na matéria de Matemática Aplicada na instituição Deputado Jose Luciano na turma 3ºano C.

Professor: Clodoaldo Gomes

Goiânia-Go

2017

Resumo

Temos por objetivo confeccionar e construir um jogo lúdico que demos o nome de Dominó Matemático, onde vamos mostrar a origem, as regras e objetivos do dominó tradicional e em sequência mostrar e explicar sobre o novo jogo que foi criado, mostrando passo a passo de como confeccionamos, materiais utilizados e etc. Vamos explicar as novas regras a serem seguidas neste jogo e como chegar a vitória.

Lista de ilustrações

Figura 1 - Cortando as peças na madeireira        10

Figura 2 - Após a peças serem cortadas        11

Figura 3 - Peças lixadas        11

Figura 4 - Escrevendo as sentenças em cada peça        12

Figura 5 - Passando o verniz        12

Figura 6 - Resultado final do Dominó de madeira da Multiplicação e Divisão        13

Lista de tabelas

Tabela 1- Conjunto de peças        7

Sumário

1 Introdução - Origem do Dominó        04

1.1 Características construtivas        04

2 Pedras        05

2.1 Conjuntos        05

3 Regras        06

4 Dominó Matemático        08

4.1 Dominó da Multiplicação e Divisão        08

5 Regras do Dominó Matemático        17

6 Conclusão        18

7 Referências        19

Anexo        22


1. INTRODUÇÃO - ORIGEM DO DOMINÓ

Dominó é o jogo formado com peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compõem este jogo. O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças ao Senhor"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado.

O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C. a 182 a.C. O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28[1] peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é dividida em duas partes quadradas, ou "pontas", que são marcadas por um número de pontos de 1 a 6 ou deixadas em branco, para representar o zero. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.

1.1 Características construtivas

Tradicionalmente feito de marfimosso ou madeiras escuras, como ébano, com os pontos marcados em cores contrastantes, hoje o dominó é facilmente encontrado em uma diversidade de materiais que vão desde versões semi-descartáveis sem papel cartão a modelos de luxo em pedras como mármoregranitopedra-sabão, ou metais diversos, além de plásticos variados. É comum também as peças trazerem pontos de cores diferentes associadas ao número representado, ou ainda a substituição dos pontos por imagens.

2. PEDRAS

As pedras são geralmente denominadas de acordo com os números em suas pontas. Assim, uma pedra com um 3 de um lado e um 4 do outro, é chamada de três-quatro, por exemplo. Peças com números iguais em ambas as pontas são chamadas "duplos" ou "carroças". Em um jogo de peças, nenhuma delas apresenta uma combinação de "pontas" igual a outra.

Pedras com o mesmo número em uma das pontas são consideradas do mesmo naipe. No caso do conjunto conhecido como duplo-seis, em que a pedra de maior valor é aquela com seis pontos nas duas pontas, as pedras 1-0, 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 1-5 e 1-6 pertencem todas ao naipe de "1", sendo que cada peça, exceto as duplas, sempre irão pertencer a dois naipes.

Na forma clássica do jogo, são sete números (de zero a seis), combinados entre si. Matematicamente: C(7,2) + 7 = C(8,2) = 28.

2.1 Conjuntos

Embora raramente encontrados no Brasil, os jogos de dominós podem se apresentar em outras versões, além do conhecido duplo-seis. Além deste, existem também o duplo-nove, duplo-doze, duplo-quinze e duplo-dezoito. A quantidade de pedras em cada conjunto varia de acordo com as combinações possíveis entre as pontas disponíveis.

Conjunto

Pedras

Pontos

Duplo 6

28 pedras

168 pontos

Duplo 9

55 pedras

495 pontos

Duplo 12

91 pedras

1092 pontos

Duplo 15

136 pedras

2040 pontos

Duplo 18

190 pedras

3420 pontos

Tabela 1- Conjunto de peças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (758.5 Kb)   docx (827.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com