TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Educação e Diversidade

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LEANDRO ROBERTO DE LIMA SILVA

RA: 2851210732

DESAFIO PROFISSIONAL

ENCANTO / RN

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LEANDRO ROBERTO DE LIMA SILVA

RA: 2851210732

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividade Avaliativa das disciplinas de Educação e Diversidade e Estrutura e Organização da Educação Brasileira do Curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, sob a orientação da Tutora a Distância: Profª Esp. Glaucinei Dutra Galvão.

ENCANTO / RN

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................  04

DESENVOLVIMENTO ....................................................................................  05

CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................  09

REFERÊNCIAS ..............................................................................................  10

INTRODUÇÃO

A elaboração desta atividade apontada no Desafio Profissional mostra que a relação Ensino e Aprendizagem para ser efetivada no contexto escolar, precisa perpassar por uma valorização das potencialidades de todos os envolvidos para um objetivo comum: a educação. Uma que sirva para formar o indivíduo em um cidadão participativo, independente do grupo social em que esteja inserido.

O ser cultural produz e modifica a cultura existente, essas culturas são reflexos das diferentes linguagens que marcam a formação do homem, por isso, o processo de construção social dos sujeitos e a compreensão do multiculturalismo nas escolas são marcadas pela diversidade e pesquisa.

As escolas precisam estar preenchidas por profissionais comprometidos com um ensino contextual, que valorize o meio onde seus discentes estejam inseridos, preparando-os para a participação social na sua comunidade. Para tanto, é necessário que os indivíduos sejam conhecedores das diferentes manifestações culturais que o nosso país possui, mas também estejam imbuídos duma reflexão acerca das desigualdades sociais, econômicas e culturais.

Por meio das contribuições elencadas por diversos documentos que regem as questões da Diversidade Cultural no país, o presente trabalho propõe fazer uma análise crítica sobre esta temática, no intuito de compreender o multiculturalismo como o conjunto de muitas culturas em um determinado país ou localidade, sem que nenhuma delas se sobreponha as outras.

DOCUMENTO: PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), mas conhecida como LDB, elucida que a Diversidade Étnico-Racial deve ser trabalhada em todos os espaços de atuação do professor, seja na escola ou em demais instituições educacionais.

No contexto do multiculturalismo, pode-se perceber claramente que o referido documento se põe a valorizar e proteger a cultura brasileira, como também expandir o conhecimento para com toda a diversidade regional e nacional. Assim, o educador passa a considerar a pluralidade de ideias com ênfase na promoção da igualdade, tolerância, liberdade de expressão, atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais e o atrelamento entre a escola e as práticas sociais, fazendo com que todas as pessoas sintam-se beneficiadas com uma formação na qual atenda às suas principais necessidades educacionais.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apontam que primeiramente se faz necessário o reconhecimento da diversidade brasileira, sendo um ponto importante para especificar a diversidade étnica e cultural que está presente na sociedade. Sob este ponto de vista, os PCN’s buscam compreender e respeitar as expressões da diversidade, a fim de representar um avanço para as questões de discriminação, desigualdades socioeconômicas e conflitos étnicos, raciais, de gênero, dentre outros enfoques.

Nesse aspecto, o procedimento educacional referente a formação humana, mostra-se como um campo estratégico no qual tais sugestões precisam ser estimuladas e desenvolvidas no desígnio de ajudar o professor a educar os seus alunos para todo o tipo de diversidade presente no nosso país.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana complementa o debate sobre a implementação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, firmando tais diretrizes numa parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. As citadas diretrizes abordam também o reconhecimento da história e da cultura brasileira como um ponto primordial para a construção de um país democrático, em que todos tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada. Para tanto, a escola se mostra como o espaço principal para as práticas pedagógicas referentes aos temas da diversidade étnico-racial e contribuições da cultura afro-brasileira para nossa própria identidade cultural.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1

O documento intitulado Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1, proposto pelo Ministério da Educação, traz todas as referências e orientações pedagógicas necessárias para a implementação de práticas educativas que considerem as características afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, possibilitando o desenvolvimento da identidade e da autonomia das mesmas.

De acordo com este documento, o professor tem a oportunidade de se debruçar sobre a pluralidade cultural, trabalhando desde a infância com a diversidade e o convívio nas diferenças do dia-a-dia presentes na sociedade. Isso permite desenvolver uma proposta aberta e flexível no sentido do diálogo entre educador, família e educando, com a finalidade do respeito e valorização das etnias, valores e crenças de todos os envolvidos neste importante campo de estudo, que é a Educação e a Diversidade Cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (104 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com