TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado em Artes Visuais

Por:   •  25/4/2015  •  Monografia  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 13

ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA

Joana Alves da Silva

Lucymeire Teixeira Rocha

Romilda Aparecida Moreira e Silva

Sandra Rodrigues de Sousa Nigri

RESUMO

Esse texto abordará assuntos relativos ao estudo da Arte, como cumprimento de exigências da grade curricular do Curso de Artes Visuais à distância UAB II. O tema abordado será referente ao que observamos das ações da professora de Artes e alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Virginio Santillo. Diante de tanta riqueza que nossa cultura nos proporciona, refletiremos como o estudo da Festa Junina, poderá contribuir com o ensino de Artes Visuais, com foco em aumentar o interesse dos alunos em participar das aulas, além de ampliar sua aprendizagem, valorizar e manter a cultura.

PALAVRAS CHAVE: Artes Visuais, Festa Junina, falta de interesse, aprendizagem.

I - PARTICIPANTES DO GRUPO D – JOANA ALVES, LUCYMEIRE, ROMILDA E SANDRA.

Joana Alves da Silva - iniciou o curso por meio do incentivo que recebeu da direção da escola que trabalha. Informei-me e constatei que o curso em questão atendia todas minhas expectativas, como por exemplo, era gratuito, sendo a distância com propostas que adaptava as minhas necessidades, oferecendo flexibilidade de horários, me proporcionando ensino de qualidade, autonomia, interação, além de proceder de uma instituição renomada e com equipes qualificadas.

Lucymeire Teixeira Rocha - pressionada pela direção do colégio que trabalha a fazer um curso superior, ingressou no curso de pedagogia presencial em faculdade particular e como tinha dificuldade em comparecer as aulas e efetuar o pagamento, buscou nova opção, descobrindo o curso de licenciatura em Artes Visuais a distancia pela UFG, diante da idoneidade profissional e institucional, se qualificou para ingressar na Universidade.

Romilda Aparecida Moreira e Silva - demonstrou interesse em fazer do curso, por testemunhar a experiência de sua Irmã que se inscreveu no curso de pedagogia a distancia anteriormente. Outra questão que despertou seu interesse em realizar o curso foi por se tratar de ensino de qualidade e por oferecer opções quanto aos horários, além de ser gratuito e não ser necessário deslocar de sua residência.

Sandra Rodrigues de Sousa Nigri - despertou interesse em participar do curso, diante da experiência vivida por sua prima na turma de Artes Visuais UABI. Sempre pensou em fazer outra graduação além da pedagogia, quando a oportunidade surgiu e não o deixou passar.

Percebemos que seria mais cômodo participar das aulas a distancia, por causa de disponibilidade quanto aos horários e todas se submeteram ao processo seletivo e obtiveram êxito.

Diante das visitas e observações realizadas pelo grupo, percebemos a falta de interesse dos alunos em sala de aula. Começamos a refletir de que maneira conseguiríamos estimular, instigar e motivar os alunos para melhorarem seu desempenho escolar. Resolvemos que apresentaríamos conhecimentos referentes à cultura por meio da Festa Junina.

Para (Rafaella Clarice Rodrigues Santos e Kleber Rodrigues Santos), ”A disciplina de artes ainda é vista na escola como componente curricular menos importante. Essa situação resulta a falta de incentivo cultural no país, que por sua vez provém da má qualidade da educação”.

Sentimos a necessidade de conseguir informações das aulas de Arte, para tal no dia dois de maio, fizemos algumas perguntas para alunos da terceira série. Perguntamos o que achavam das aulas de artes e se achavam que precisava de algum conteúdo a mais.

- “Kar” aluna com 16 anos - disse que quer ver mais conteúdo sobre os artistas; falou que há muita teoria nas aulas de artes, sugeriu aulas mais dinâmicas, diz que é difícil interagir a escrita com a fala. 

- “Cleo” aluna com 16 anos - Disse que o conteúdo ministrado é normal, sugeriu saber um pouco mais sobre arte popular e arte contemporânea.

- Eme, aluno com 18 anos - Diz que falta conteúdo sobre a arte na antiguidade; sugeriu que haja mais oficinas de desenho, pintura e outras técnicas.

- Jota, aluno com 20 anos - Pra ele fica a desejar, acha que é necessário mais conteúdo sobre teatro, artes plásticas, história da arte e disse que na semana seguinte, iria concluir um curso de Teatro, justificando seu interesse em saber sobre o assunto.

Ao percebermos o desinteresse dos alunos na participação das aulas de artes, buscamos por meio de investigação, novas possibilidades com intenção de inovar e alcançar o conhecimento dos alunos.

Para (Angela Maria, Nadiane Martins e Cíntia Millena), “Envolver o educador e abrir canais de expressão dos alunos pode ser um caminho no sentido de afirmar a importância da arte como direito social e como elemento importante na consolidação de um homem integral”.

II - REFERENTE AS OBSERVAÇÕES NO COLÉGIO ESTADUAL VIRGINIO SANTILLO.

Escolhemos o Colégio Virginio Santillo, situado no bairro Maracanã e durante os 5 dias que estivemos no colégio, observamos o comportamento dos estudantes e professores.

Após três tentativas frustradas de contato, com a coordenação do turno noturno do Colégio Virginio Santillo, agendamos a primeira visita. Depois da terceira tentativa fomos bem recebidas pela coordenadora e demais funcionários do colégio e também pelos alunos. O grupo compareceu ao colégio em 09 de abril de 2013, foram recebidas pela coordenadora pedagógica, professora Sonia, na ocasião falaram sobre a necessidade de fazer estágio e solicitamos para que fosse realizado nesse colégio, pedimos permissão para estagiar junto as turmas do Ensino Médio no período noturno, a mesma confirmou a disponibilidade, contanto que desenvolvêssemos um projeto junto as turmas, como forma de contribuir para o engrandecimento das aulas de Arte. Tanto a coordenadora, como a professora Ione, deixou claro a necessidade de ter professores com métodos inovadores para instigar os alunos a participar das atividades propostas.

Da estrutura física do prédio, observamos que o colégio oferece um ambiente limpo, bem ventilado, quanto a claridade tem algumas lâmpadas que precisam ser substituídas, as salas são amplas, as carteiras sem luxo, porém confortáveis, os quadros negros e/ou brancos bem conservados, a maioria das salas contém câmeras de segurança, as demais instalações do colégio encontra-se em bom estado para uso. Conforme figuras 1, 2, 3, 4, 5 e 6, as imagens foram feitas pelo grupo, no matutino, para melhor perceber a conservação dos ambientes. Sentimos também falta de uma área, ou seja, um espaço coberto para realização das aulas de ateliês. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (393 Kb)   docx (227.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com