TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS III

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]
[pic 2]

ANNA FLÁVIA SANTOS MURICY

LAISA SOUSA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS III

São Cristóvão – Sergipe.

Março, 2019.

[pic 3]
[pic 4]

ANNA FLÁVIA SANTOS MURICY

LAISA SOUSA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS III

[pic 5]

São Cristóvão – Sergipe.

Março, 2019.

RESUMO

O Estágio Curricular Supervisionado tem sido tema de inúmeras discussões nos cursos de licenciatura na maioria das instituições formadoras. O presente relatório tem como objetivo descrever a oficina supervisionada intitulada: Criação de jogos didáticos com photoshop, ministrada no período de 26 a 29 de março no laboratório de computação gráfica do DAVD. O relatório trata sobre as observações e regências feitas na oficina. O objetivo deste, é mostrar a importância no estágio supervisionado, além de apresentar o conhecimento adquirido com as regências feitas na oficina com a supervisão da professora Márjorie Garrido Severo e apresentar o que foi apurado durante a realização do projeto. O estágio supervisionado, tem finalidade de tornar o ensino mais significativo para o estagiário. É proposta das observações: compreender o funcionamento da escola; conhecer os planos de aula para poder obter uma maior facilidade ao elaborar os nossos próprios planos; entender a fundamentação teórica utilizada pelo professor; analisar o comportamento dos alunos (as). A fase de regência do estágio é como um momento de aprendizagem na prática por meio do contato com a realidade escolar e diálogo com os sujeitos do processo, bem como um espaço de reflexão da prática vivenciada para formação da identidade profissional. As informações relatadas pelos alunos foram importantes para uma análise crítica da importância atribuída as nossas ações, bem como as estratégias de mudanças e aprimoramento desta prática no desenvolvimento do curso.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio; Arte/Educação; Oficina; Regência.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................... 8
  2. PROJETO DE OFICINA .........................................................................9

3. RELATÓRIO DE AÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................... 17

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................. 27

5. REFERÊNCIAS ................................................................................... 35

6. APÊNDICE (S).................................................................................... 37

7. ANEXO(S)........................................................................................... 38

  1. INTRODUÇÃO

A finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma vivência da realidade onde exercerá sua função docente. Para tanto, as atividades de estágio devem transpor ações de análises críticas, questionamentos e práticas de ensino com uma forte ligação às teorias educacionais vigentes.

O estágio deve ser entendido como espaço em que os saberes pedagógicos não ocorrem de forma estanque, mas sim pela interação entre as várias áreas de conhecimento. E deve proporcionar aos alunos estagiários uma reflexão da realidade escolar vivenciada para, a partir daí, contribuir com a construção de novas ideias educativas

O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pôde vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

Partindo dessas considerações, o presente trabalho objetivou promover uma discussão acerca do Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFS e uma introdução sobre as manifestações lúdicas que são propostas que despertam para o questionamento, o conhecimento, a criação e a recriação cultural, tendo como base a percepção dos alunos da oficina supervisionada intitulada: Criação de jogos didáticos com photoshop. Esta discussão faz-se necessária nos cursos de formação de professores, neste caso em Artes Visuais.

  1. PROJETO DE OFICINA

        A oficina de criação de jogos didáticos através do photoshop aconteceu das 08h às 12h50, no laboratório de informática do departamento de Artes Visuais e Design – DAVD, nos dias 26 a 29 de março. A oficina teve como proposta viabilizar a criação de cartas e tabuleiros para jogos didáticos através do programa de edição photoshop, além de fornecer dicas de como iniciar a produção de um jogo lúdico com a ser aplicado sala de aula.

        O público alvo da oficina foi a comunidade acadêmica com conhecimento básico em informática, para viabilizar a realização da oficina. Foram solicitados como material pendrive ou objetos de armazenamento.

TENHO QUE ARRUMAR AQUI. Apresentar o projeto da oficina, tema, objetivo, justificativa, metodologia, materiais, programação das atividades,...

26 de março

27 de março

28 de março

29 de março

Introdução da importância do lúdico em sala de aula.

Técnica de camadas e criação de camadas no photoshop.

Técnica simplificada de retirada de fundo de imagens.

Finalização do jogo.

Exposição de esquema básico com o passo a passo de como elaborar a criação um jogo didático.

Adição de texto e imagens

Utilização de degradê, cores e preto e branco.

Compartilhamento dos materiais produzidos na turma da oficina.

Apresentação das ferramentas do photoshop que serão utilizadas para a criação do jogo.  

Como fazer alterações em um PSD já pronto.

Aplicação das técnicas aprendidas para criação de cartas ou tabuleiro de um jogo didático.

Distribuição de material produzido pelas ministrantes para jogos, na versão digital.

Tabela 1: Cronograma da oficina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (795.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com