TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório

Por:   •  12/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Bruna Padilha Casagrande

CURSO (TURMA): Artes Visuais – 0440ART

TUTOR EXTERNO: André Schiminski

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: LEITURA DE IMAGEM

CRICIÚMA

2022/04

SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        3

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        5

2.1 METODOLOGIA        5

2.2 CRONOGRAMA        5

REFERÊNCIAS        6

APÊNDICES        7

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais

Programa de Extensão: Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem

Projeto de Extensão: Mediação de Leitura de Imagem

Produto Virtual: Cartilha

Tema: Leitura de Imagem

        O professor em sala de aula precisa ter estratégias para se trabalhar suas atividades no cotidiano, sempre inovando e trazendo para dentro da sala de aula novidades para assim despertar o interesse de seus alunos em suas aulas. Por isso, o foco deste trabalho será dentro do ensino e aprendizagem das artes visuais.

        Através do estágio II irei buscar inovação para trabalhar a diversidade no ensino fundamental II, e para desenvolver este trabalho, irei abordar o assunto sobre leitura de imagem como principal atividade, trazendo para a sala de aula ângulos de visão, perspectiva, personagens, ações, cores, com o objetivo de estimular ao máximo a observação de cada aluno, despertando várias opiniões e visões nas mesmas imagens.

1.2 OBJETIVOS

  • Estimular a observação;
  • Debater a visão de cada um nas imagens;
  • Exercitar a percepção de cada aluno;
  • Unir os alunos no ato de troca de ideias sobre a visão de cada um.

  1. 1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O processo de ensino e aprendizagem consiste na ideia de fazer com que os professores parem para refletir sobre seu cotidiano em sala de aula e que faça cada um buscar sempre novos conhecimentos e métodos de aprendizagem, para assim inovar suas aulas e despertar o interesse em cada aluno. Pensando deste modo, resolvi trabalhar o assunto leitura de imagem, buscando em todos o estímulo de observação, exercício de percepção e a expressão de cada um.

        A leitura de imagem pode ser utilizada pelo educador como uma ferramenta de socialização entre cada aluno, com uma aula mais descontraída e com um diferencial, faz com que cada aluno fique curioso e interessado na atividade a ser praticada, ajudando cada um a expressar sua visão e aperfeiçoando sua observação. Com isso o educador usa a seu favor a prática da leitura de imagem como uma ferramenta para troca de ideias e visões, com um estímulo na observação e na percepção de cada um, desenvolvendo a prática de interação em sala de aula.

        Nosso mundo está repleto de imagens, deparamos direto com ícones, gráficos, diagramas, desenhos, pinturas e fotografias, com isso a leitura de imagem acabou fazendo parte de nossas vidas e de nosso cotidiano, desde o ato de observar um quadro até a observação de um outdoor. Quando observamos algum quadro, sempre tentamos imaginar o que o pintor retratou no mesmo, avaliando as características gerais e individuais que estejam presentes nele, sendo objetos, paisagens, pessoas, animais, alimentos, etc. Com isso acabamos identificando os elementos presentes ali, podemos até identificar se há elementos vivos ou mortos, se estão estáticos ou se movem e até ter uma imaginação do que as pessoas conversavam, e isso tudo graças ao ato de ler uma imagem.

        É fundamental na leitura de imagem que possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar nela, o ato de interpretar nos dá a dimensão daquilo que o pintor retratou. Por isso uma boa leitura de imagem depende da percepção e da boa observação, pois as imagens podem ter dimensões diferentes. A leitura de imagem pode apresentar três níveis de leitura, onde cada uma depende de um olhar diferente do observador.

  • Nível Instintivo: Esse nível depende da percepção, onde é impulsionada por elementos emotivos. Capturamos as cores, formas, expressões e emoções imediatas. Esse nível seria a nossa primeira impressão capturada pelo nosso cérebro.
  • Nível Descritivo: Esse nível depende da captação das primeiras informações. Aqui podemos analisar os elementos presentes na imagem, onde podemos descrever ambientes ou personagens presente na imagem.
  • Nível Simbólico: Esse nível é a extração de simbolismos, que é a ação relacionada aos mecanismos de conhecimento do nosso lado racional, aqui surge a fase de codificação da mensagem que a imagem está passando.

“A apreciação das imagens nas escolas vem através das artes visuais ante as quais o aluno é colocado para observar as várias maneiras que as imagens se apresentam e como é feito o contato com cada uma delas, e através delas. Ele pode se expressar. As artes visuais, além das formas tradicionais – pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, objetos, cerâmica, cestaria, entalhe -, incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas do século XX: fotografia, moda, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance, holografia, desenho industrial, arte em computador. Cada uma dessas modalidades artísticas tem a sua particularidade e é utilizada em várias possibilidades de combinações entre elas, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si e com outras pessoas de diferentes maneiras” (BRASIL, 1998, p. 63).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (744.2 Kb)   docx (827.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com