TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Lingua Portuguesa Fabula

Por:   •  21/7/2015  •  Artigo  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 6

1. Turma: 1º ano.

2. Objetivo Geral: Proporcionar aulas dinâmicas, com um espaço acolhedor, divertido e aconchegante, enriquecendo o seu vocabulário, a construção de sua identidade  pessoal, proporcionado o gosto por histórias contadas ou ouvidas.  Ampliando o seu conhecimento através da diversidade, envolvendo a “fábula” cada uma com diferentes versões e lições de moral.

3. Objetivos específicos:
         Reconhecer as diferentes fábulas e os diferentes personagens que nela estão inseridos.
        Observar gravuras, diversidades de animais (sendo eles os personagens da história), locais e lições de vida.
        Aplicar diferentes atividades: jogos, brincadeiras e dinâmicas que as crianças utilizarão no seu cotidiano.

4. Justificativa:
        As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral, utilizada com fins educativos.
        O momento de interferir, auxiliar, acompanhar, apoiar é muito importante nessa fase do crescimento, uma vez que os alunos estão incluídos nos anos iniciais na educação infantil e a alfabetização está em processo de construção.
        Além disso, percebemos a necessidade de desenvolver a coordenação motora ampla e fina, o equilíbrio, a noção de espaço, autoestima, a criatividade, a socialização, a autonomia contribuindo para a inclusão de fato na aprendizagem, no ambiente escolar, na comunidade.

5. Conteúdos: Linguagem oral e escrita.

6. Tempo: 10 aulas.

7.  Desenvolvimento do trabalho:

1º MOMENTO: Antes da leitura.

        Nesta primeira atividade trarei os conhecimentos prévios do leitor para a compreensão textual, discutindo os elementos contextualizadores do texto: autor, portador, título, sumário, capas, assunto/tema, ilustrações.

a) Inicialmente a professora conversa com os alunos sobre o gênero “fábulas” procurando saber se eles conhecem alguma, se gostam ou não delas e por quê. A seguir será mostrada a capa do livro em que está a fábula, observando e conversando sobre suas imagens ilustrativas, também podemos usar outros livros de fábulas, em que há essa mesma fábula, mesmo que seja em outra versão.  Provavelmente, as crianças irão reconhecer ou lembrar-se da história, de algum filme ou ilustração vista em algum lugar. Deve-se perguntar nesse momento se as crianças já conhecem a fábula a ser contada.

[pic 1]

A LEBRE E A TARTARUGA

Era uma vez… uma lebre e uma tartaruga.
Um dia, estando a conversar, diz assim a lebre para a tartaruga:
– Olha lá, tu não queres fazer uma corrida comigo?
A tartaruga respondeu-lhe que sim.
A lebre riu-se para dentro e pensou assim:
-Quem vai ganhar sou eu. Ela é tão lenta…!
Na manhã seguinte preparam-se todos para a corrida. Quando se encontraram na partida, a lebre começou logo a correr, e a tartaruga a avançar todo lenta. Quando a lebre já se tinha distanciado bastante, tanto que já nem via a tartaruga, pensou assim:
– A tartaruga ainda está tão longe que eu bem posso dormir uma soneca. Deitou-se à sombra de uns arbustos e adormeceu, sonhando com a vitória. Entretanto a tartaruga, que vinha muito lentamente, passou pela lebre, viu-a a dormir, e pensou assim: -Ah, ah, ah, até parece que vou ganhar…! Passado muito tempo a lebre finalmente acordou. Não viu a tartaruga e começou a correr.
Já perto da chegada viu finalmente a tartaruga.
No entanto, este já estava a atravessar a meta, pelo que ganhou.
A lebre, ao chegar, deu os parabéns a tartaruga e deu-lhe também um beijinho.

Moral da história: Não te distraias antes de acabar o que estiveres a fazer.

ATIVIDADES:

a) Peço então, para as crianças que contem algumas histórias que conheçam.

b) Formar pequenos grupos, organizar em sala de aula um pequeno palco de teatro, para representação algumas fabulas que conheçam e gostem, usando fantoches e bonecos de pano.
c) Levar as turmas para socializar, apresentando uma pequena história ou fábula usando vestuários adequados, máscaras, e diversos livros com fábulas para fazer demonstrações, sendo elas do conhecimento da turma que irão improvisar num pequeno palco.

2º MOMENTO – durante a leitura.

As atividades têm a finalidade de apresentar alguns objetivos orientadores do ato de ler, o tema, o gênero textual em suas funções.

a) Antes de realizar a leitura da fábula, em voz alta, para as crianças, devo pedir a  atenção de todos para uma melhor compreensão.

         - em quem participa da história e como agem;

         - nos três momentos da narrativa;

         - no ensinamento presente na fábula.

b) Leituras e discussões:

[pic 2]

“A Cigarra e a Formiga”

        
        Num dia soalheiro de Verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha afadigada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro. - Por que não ficas aqui a conversar um pouco comigo, em vez de te afadigares tanto? – Perguntou-lhe a Cigarra. - Preciso de arrecadar comida para o Inverno – respondeu-lhe a Formiga. – Aconselho-te a fazeres o mesmo. - Por que me hei-de preocupar com o Inverno? Comida não nos falta... – respondeu a Cigarra, olhando em redor. A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi-se embora. Quando o Inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida porque a tinham guardado no Verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (167.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com