TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Língua Portuguesa e Matemática

Por:   •  6/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos e métodos Artes e Ed. Fisica

Após alguns estudos acerca da disciplina para melhor entendimento, podemos considerar que o ensino da Arte e da Educação Física são espaços curriculares de fundamental importância na formação cultural, tanto estética, criativa, crítica como a formação lúdica e corporal. A arte e a Educação física são componentes curriculares do campo de Linguagens, e essas áreas de conhecimento têm em comum lidar com o corpo em sua expressão menos reconhecida, nosso corpo vai além da expressão oral e escrita, é preciso fazer, experimentar, tocar, sentir, apreciar para então aprender.

É por meio de diferentes linguagens que o ser humano se relacionam uns com os outros e com o próprio mundo. Para nós como futuros pedagogos, é de grande importância o conhecimento sobre o contato das diferentes linguagens tanto na educação infantil, como nas demais idades. Também acredito ser importante o aprofundamento na disciplina como formação humana, pois muitas vezes focamos apenas na comunicação verbal e escrita e não percebemos que aprender vai muito além de ler e escrever, sendo imprescindível o contato de todos com as áreas de conhecimento Artes e Educação Física.

 Fundamentos Língua Portuguesa e Matemática

A disciplina tem como objetivo no curso de Pedagogia, proporcionar maior compreensão sobre os princípios metodológicos e didáticos do ensino de Língua Portuguesa e Matemática, atendendo às orientações da BNCC para a formação profissional. Com o aprofundamento na disciplina, podemos observar a sua relevância para formação de professores e para profissionalização docente, tendo em vista que os métodos de ensino têm uma grande importância no processo de aprendizagem do aluno no conhecimento proposto.

Para nós, como futuros atuantes na área de educação, é importante conhecer a escrita como um processo de construção histórica, cultural e social e se aprofundar sobre diferentes propostas de alfabetização, além de conhecer os objetos de conhecimentos e habilidades da área de Matemática e o desenvolvimento do Letramento Matemático.

Para a formação humana, a disciplina nos proporciona grande conhecimentos nas áreas que estão mais presentes em nosso dia a dia, a língua portuguesa e a matemática, sendo fundamental o conhecimento de ambas para nosso crescimento pessoal e profissional. Como diria Paulo Freire, onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.

Psicologia do desenvolvimento e educação e educação de crianças, jovens e adultos

A disciplina tem como objetivo no curso de Pedagogia proporcionar, para nós futuros profissionais da educação, uma maior compreensão sobre as diferentes fases do desenvolvimento humano, garantindo maior entendimento sobre todo panorama histórico, concepções de criança e infância e identificação das características das diferentes faixas estarias, desde a infância até a vida adulta. É de essencial importância para formação profissional a capacidade de desenvolver as práticas educacionais adequadas as diferentes idades, estando preparados para lecionar nas diferentes áreas ou dimensões (física, cognitiva e social) da infância, adolescência e da vida adulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com