TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ILUSTRAÇÃO X DESENHO ARTÍSTICO

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE JOGOS

Fichamento de Estudo de Caso

Ary Guilherme Pires Caramez

Design de Personagens,

Tutor: Prof. Antônio Maria Carneiro Neto.

Queimados, RJ

2017

Estudo de Caso:

ILUSTRAÇÃO X DESENHO ARTISTICO

Ilustração e Desenho

Referência:

Ferreri, Marcio. Ilustração x Desenho Artístico. Sketch Urbano. Disponível em: <http://sketchurbano.blogspot.com.br/2009/08/ilustracao-x-desenho-artistico.html> Acesso em 20 set. 2017.

Ferreri, Marcio. Ilustração e Desenho Artístico. Portal do Ilustrador. Disponível em: < http://portaldoilustrador.blogspot.com.br/2011/01/ilustracao-e-desenho-artistico.html> Acessado em 22 set. 2017.

A diferença entre as artes de ilustração e desenho artístico, o público e profissionais na área artística já se viram nesta situação ao tentar definir esta questão, esse pensamento é bastante comum devido a semelhança de entre sua linguagem. Embora ambas sejam formas de representar algum significado, acabam por se diferenciar devido a sua finalidade. O papel do artista é conciliar sua arte com seu devido propósito, seja ele comercial ou não, pôs a base de todas as manifestações de artes gráficas/visuais é de certa forma um desenho.

O desenho em si, é uma forma de expressão visual, uma dentre as principais formas de artes onde existem múltiplas categorias distintas. Ele faz o uso de quais quer meios e materiais que possam servir a seu propósito final. A seguir serão apresentados o conceito de ilustração e desenho artístico, segundo Ferreri.

De acordo com a maioria dos especialistas, o desenho artístico é uma forma de expressão de caráter pessoal ou particular, é a manifestação guiada pela visão intuitiva do artista, sem foco econômico ou comercial. O artista procura expressar parte de seu interior, suas experiências ou sentimentos. Ferramentas normalmente usadas são: grafite, lápis, entre outros.

A ilustração é focada em fins práticos e econômicos, possui a função de expressar uma comunicação de forma pública ou privada, para instituições ou uso comercial. É destinada a necessidade de mercado, resultando em atribuir valor a um produto, ajudar no posicionamento, entre outros fins. São elas infográficos, personagens, livros, dentre outros. Possui um caráter mais criativo, focando na comunicação visual, é altamente adaptável a diversos tipos de públicos e mídias.

No brasil, as escolas de ilustração não discutem questões de linguagem, teoria da imagem isso inclui ilustração em si. Resultando na formação de uma geração de ilustradores sem base sólida, e sem poder de defender seu papel no mercado em que atuam. O que diminui o trabalho dos artistas, perante ao público. E isso se tornou um aspecto evolutivo relativo aos profissionais da área, os fazendo acreditar que só existe a ilustração, tornando o desenho artístico restrito a poucos profissionais, e cada vez mais caindo em desuso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (781.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com