TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERAÇÕES CULTURAIS CULTURA COMO RIZOMA

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Centro de Artes

Licenciatura em Artes Visuais- EaD

GABRIELLE FALCÃO SAMPAIO

INTERAÇÕES CULTURAIS

CULTURA COMO RIZOMA

LINHARES

2015

GABRIELLE FALCÃO SAMPAIO

INTERAÇÕES CULTURAIS

CULTURA COMO RIZOMA

Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Educação do Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Artes Visuais.

Prof. Aparecido José Cirilo

LINHARES

2015

CULTURA COMO RIZOMA

 Após a leitura do texto Conhecimento, Transversalidade e currículo, de Sílvio Gallo, possibilitou uma discussão sobre a realidade educacional da disciplina de artes e a sua contribuição para a formação sócio cultural dos alunos.

A cultura com suas particularidades deve ser trabalhada em um contexto de aproximação da realidade do aluno, levando-o a construção de um pensamento autônomo e crítico. Segundo o texto, o “paradigma arborescente implica numa hierarquização do saber como forma de mediatizar e regular o fluxo de informações pelos caminhos internos da árvore do conhecimento” e percebemos que essa forma de transmissão de conhecimento é presente em estruturas curriculares atuais, a proposta de mudança desse paradigma hierárquico na estrutura da construção do conhecimento é proposta principal do texto de  Silvio Gallo, onde este apresenta as estruturas do paradigma rizomático.

O conceito de rizoma, está ligado a multiplicidade, o paradigma é guiado por seis princípios básicos que o norteiam, estes princípios seriam; de conexão, heterogeneidade, multiplicidade, ruptura a - significante, cartografia e decalcomania. O paradigma rozomático é um sistema conceitual aberto onde os conhecimentos se relacionam possibilitando o surgimento de novas informações. Uma educação rizomática abre-se para uma realidade múltipla.O paradigma rizomático  a partir destes princípios rompe com a hierarquização e as relações de poder, propondo uma nova forma de análise de conhecimento, com noções de transversalidade, se opondo a transmissão de conhecimento verticais e horizontais.

No que se insere em nossa realidade, podemos abordar que vivenciamos uma aprendizagem inserida e marcada por conceitos do paradigma arborescente, pois presenciamos um interdisciplinariedade, mas marcada pela transmissão do conteúdo de forma vertical e horizontal entre as diversas áreas de conhecimento, numa perspectiva rizomática, a interdisciplinariedade interligaria as diversas formas de conhecimento de uma forma mais abrangente. No caso da disciplina de artes, se trabalhada de forma rizomática teria a possibilidade de construção de conhecimento crítico, contribuindo não só para a própria disciplina mas também para a compreensão dos diversos conteúdos curriculares, interligando os saberes, e contribuindo para a construção do conhecimento do discente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com