TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação e Documentação Resumo (informativo/analítico) ‒ Apresentação - ABNT NBR 6028

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

Informação e documentação ‒ Resumo (informativo/analítico) ‒ Apresentação - ABNT NBR 6028

.

REBOLO LAPO Flavinês; OLIVEIRA BUENO Belmira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo - SP, n.188, p. 65-88, Mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 fev 2020.

Um grande número de pesquisadores se dedicaram ao estudo do fracasso escolar no Brasil nos últimos trinta anos. A pesquisa teve início em 1995, como objetivo de estudo o abandono da profissão docente, ou do magistério público, onde a concentração da pesquisa foi em São Paulo - capital grande São Paulo e Interior. Levando a busca de ex - professores para colher informações de suas vidas profissionais. O estudo foi dividido em três partes, sendo assim a primeira parte para levantar informações sobre a exonera de professores entre os anos de 1990 e 1995, a segunda parte foi com um grupo de 158 ex-professores e depois a realização de entrevista com 16 ex-professores sobre a sua vida profissional.  Foi constatado que nos anos 1990 e 1995 teve um aumento 300% nos pedidos de exoneração. De acordo com um questionário feito para traçar o perfil de alguns ex-professores foram obtidos alguns resultados como o fato do magistério ser um espaço de trabalho majoritariamente feminino, mostrou também que uma parcela das mulheres deixa a profissão docente ou pelo menos o ensino médio publico com o intuito de seguir carreira no ensino superior ou até outras profissões. Os motivos da exoneração desse cargo nesse contexto são as novas oportunidades que o diploma de pós-graduação traz consigo ou a pouca valorização do magistério publico dos professores que possuem pós-graduação. O processo de abandono do magistério é um processo continuo tecido ao longo do tempo. Sendo o abandono em si apenas o desfecho de um processo para o qual ocorreram insatisfações, ou seja, o cancelamento das obrigações assumidas com a instituição escolar. A dificuldade de abandonar definitivamente o trabalho se deve a vários fatores. Um deles é o fato de que o estabelecimento desses vínculos custou esforços por parte da pessoa. Outro fator são as perdas que o abandono implica como cargo, trabalho e as pessoas. Outro fator a ser considerado por também dificultar a ruptura definitiva é a importância que o dinheiro recebido pelo trabalho tem para a pessoa. Quando a pessoa não consegue adaptar-se a essa situação que vai contra seus princípios e valores, que contraria o modo pelo qual concebe a sua profissão e a atividade que exerce, a solução encontrada é o abandono definitivo.

Os motivos que levam ao desejo de abandonar a profissão estão associados à desvalorização financeira, à indisciplina dos alunos, à não concordância com as políticas implantadas pelas redes de ensino. Embora a perca de fé por partes dos indivíduos, segundo eles , não criam expectativas  automaticamente por  meios alternativos para a satisfação das metas pessoais, eles argumentam pode acontecer é que as pessoas passam a desacreditar na possibilidade de atingirem seus objetivos naquele local de trabalho. Sentimentos de impotência, de falta de sentido naquilo que fazem, são sentimentos, conforme os 84 Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003 autores, definem claramente aquilo que é expresso por alunos e professores que dizem estar abandonando a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com