TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laticionios em escolas

Por:   •  3/5/2015  •  Monografia  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

MC DONALDS

GERDAU

O BOTICÁRIO

FINI

Laticinio Escola da IFSULDEMINAS

Qualidade no processo de produção

Todo e qualquer material recebido para preparo dos lanches passa por uma segunda verificação para garantir que estejam dentro dos padrões estabelecidos pela organização como por exemplo o tamanho e espessura da carne e das batatinhas, a verificação do prazo de validade e a limpeza e higienização dos componetes da salada.

A Gerdau utiliza diversas Ferramentas de Gestão em seus processos de produção. A área de Tecnologia de Gestão da Gerdau é responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos conceitos, métodos e ferramentas de Gestão, criando processos padronizados e de alta qualidade.

A empresa Finni terceirizou todo seu processo produtivo pela Sythex WMS)Ex: Cada embalagem ao final do processo passa por uma máquina de alta tecnologia que descartam os produtos que não estão dentro do padrão do software, de acordo com o padrão de qualidade da empresa.

A empresa adota como estratégia uma política de estoque mínimo, sendo que a quantidade a ser produzida depende da quantidade de pedidos, evitando a formação de estoques e consequentemente investimento parado.

Qualidade na manutenção e limpeza de equipamentos

Todas as máquinas são desmontadas, limpas, remontadas e reguladas todos os dias antes do início da rotina. Ao final do expediente, todos os ambientes são limpos e deixados prontos para o próximo dia.

A Gerdau utiliza de todas as ferramentas que estão ligadas direta ou indiretamente a maxima eficácia no processo produtivo no que diz respeito da manutenção integrada, baseando se em 6 pilares: controle inicial; educação e treinamento; manutenção planejada; manutenção autônoma; gerenciamento de dados e centro de grandes reformas.

Totalmente focada na higiene em todo o processo produtivo. Alto controle na higiene dos funcionários.

Ainda na “área suja”, após colocar o leite nos tanques de refrigeração, os galões são
higienizados com vapor de água em alta pressão e sabão para evitar contaminação do produto

Qualidade na seleção de fornecedores produção.

Os fornecedores são rigorosamente selecionados e fiscalizados durante todo o processo de produção.

Baseado no uso de sucata e na extração de minério de ferro, a gerdau utiliza processos qualitativos próprios de reciclagem reaproveitando a matéria prima de seus produtos.

Não há fornecedores fixos, pois a empresa faz constantemente análise de orçamentos, negociações comerciais, pesquisa de desenvolvimento de novos fornecedores.

Os fornecedores sao cooperativas de produtores rurais da regiao onde o laticinio esta localizado.

Qualidade na logística.

Todo material utilizado na fabricação dos lanches deve ser devidamente embalado pelo fornecedor e colocados em caminhões equipados com refrigeração controlada para garantir o material não descongele durante o transporte, as embalagens devem ser devidamente lacradas e conferidas para mais uma vez garantir que os produtos não estraguem durante a tranferência.

A Gerdau S.A utiliza de diversas ferramentas no auxílio na gestão qualitativa no setor de logística buscando planejar, controla, executar e aprimorar seus processos. EX: Mapas de Processos, Kanban, benchmarking, CEP, padronização dentre outros.

A Sythex WMS otimiza sua distribuição, reabastecimento automático de picking, armazenagem inteligente, agendamento de recebimento

A gestao da qualidade logistica é rigorosa devido a alta perecividade dos produtos. Eles sao transportados em caminhoes devidamente refrigerados com temperatura que varia de produto para produto. Levando em consideraçao que possuem produtos que nao podem ser refrigerados porque no primeiro contato com o calor esse produto pode degenerar.

Treinamento e qualificação dos funcionários

Os funcionários devem ser treinados para seguir e cumprir as normas de qualidade, higiene e segurança na produção dos alimentos, e manutenção das máquinas e equipamentos, é repassado a eles periodicamente a importância do cumprimento das normas e o quanto a qualidade é importânte para a valorização do produto e da marca perante o cliente.

A Gerdau investe na capacitação e no desenvolvimento de seus profissionais. Para cada área de atuação, seja ela técnica, administrativa ou executiva, há metodologias, treinamentos e conteúdos específicos. Existem, ainda, programas estruturados para a capacitação industrial e comercial. Realizando uma implantação correta das medidas de segurança melhora as condições do ambiente de trabalho, reduzindo acidentes, doenças ocupacionais e afastamentos médicos e aumenta a satisfação dos funcionários. Dessa forma, a qualidade dos produtos e a produtividade da empresa aumentam significativamente trazendo resultados muito positivos ao faturamento da empresa.

Os funcionarios do laboratorios sao devidamente treinados, levando em consideraçao que a empresa tambem é uma escola e portanto o treinamento é constante e progressivo.


Gestão da Qualidade em Laticínio Escola IFSULDEMINAS

A gestão da qualidade em laticínios é de suma importância devido ao

alto risco de contaminação desde a matéria-prima ao produto em prateleira, além de que é um fator de diferencial entre as indústrias do setor

1 Apresentação da empresa

A empresa de lacticínios  situa-se no Sul de Minas, possui uma capacidade de captação de 18.000 litros e um processamento de leite diário de 8.200 litros. Com um corpo de 20 funcionários distribuídos em uma linha de produção que contempla os seguintes produtos: leite tipo C pasteurizado, leite tipo C light, manteiga, queijo, iogurte e requeijão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com