TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSEU AFRO BRASIL

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

Exposição de Longa Duração,

Neste sábado 17/10/15 fui visitar O Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera aqui em São Paulo, o acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

No ambiente são expostas peças que nos remetem ao tempo da escravidão, como vestimentas, jóias,badulaques,ferramentas e outros. Estes objetos foram feitos pelos africanos escravizados no Brasil, junto com eles vieram costumes e saberes diversos aplicados nesta época; como uma técnica no processo de mineração de ouro. Já na segunda etapa que tem como titulo: “As mãos afro brasileiras nas Artes Visuais”, neste ambiente há obras de vários artistas afro descendentes: Mestre Valentim, Estevão Roberto da Silva, os irmãos Thimóteo da Costa, Mestre Didi etc.. Alguns eu não conhecia, as obras da maioria desses artistas são sobre o cotidiano dos negros.

Lá também havia disponível um documentário produzido pelo Anacostia Community Museum sobre o Candomblé, a África na Bahia, mostrando cenas de cerimônias do Candomblé na Bahia, religião afro-brasileira que se baseia nas crenças religiosas trazidas ao Brasil pelos escravos africanos. Eu adorei, nunca tinha parado para ver algum vídeo do tipo e acho legal conhecermos outras religiões e outros costumes. Recomendo a todos conhecer o Museu Afro.

No sábado 17/10/15 visitei o MAC USP (Museu de Arte Contemporânea – da Universidade de São Paulo). Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe, o MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações.

Recentemente possui nove exposições disponíveis ao público, descritas á baixo:

*A Casa

*Vizinhos Distantes. - Arte da América Latina no Acervo do MAC USP

* 5º Prêmio Marcantonio Vilaça

* Goeldi / Jardim: A Gravura e o Compasso

* Samson Flexor – Traçados e Abstrações

* Rafael França - Entre Mídias

* Hudinilson Junior: Em torno de Narciso

* Julio Plaza Indústria Poética

* Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras

O “Grande Gato” que é encontrado assim que entramos no MAC e a exposição “A casa” foram as partes mais interessantes da minha visita ao museu. Assim, preferi destaca-las aqui.

O gato ronrona e até seu pelo é macia como os de verdade, fiquei simplesmente apaixonada e encantada, uma obra de arte linda! Parabéns a Nina Pandolfe, responsável pela obra.

A exposição “A casa” me remeteu a uma época em que eu era criança e visitava muito a minha vó, trazendo uma doce lembrança. A geladeira e o fogão colorido, com manchas que dão todo um charme, o desenho do sofá e a parede de palavras também estavam lindos! O Mac também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com