TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aproveitamento Pedagógico de um Ambiente não Escolar

Por:   •  19/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRATICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 02: ATIVIDADE 02

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Mauá

2021

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Mauá

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 8

2. OBJETIVO 9

2.1 OBJETIVO GERAL 9

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 9

3. DESENVOLVIMENTO 10

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 10

3.2.1 Ambientes e público alvos 10

3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 12

3.2.3 Proposta de ação e estratégicas didáticas 12

3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma 13

4. AVALIAÇÃO 13

4.1 RESULTADOS ESPERADOS 14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

Existem várias oportunidades para diversificar o aprendizado no ensino fundamental. Não somente no ambiente escolar, mas também em outros ambientes que apresentam grande potencial educativo. Nos centros urbanos existem vários locais que podem ser utilizados para educação. Esses locais podem ser encontrados através de observação e criatividade.

A construção de processos educacionais tem amplo espaço na educação básica atual. Os processos pedagógicos devem ser construídos com uma articulação de conhecimentos proporcionando ao aluno um amplo campo de contato com o conhecimento. Portanto, as matérias regulares do ensino fundamental nos anos finais podem ser compreendidas através da arte.

A proximidade entre Ciência e Arte pode ser traçada de formas distintas ao longo da história. Colocar estes dois domínios em polos diferentes contribui para a fragmentação do conhecimento e da apresentação do mundo (FERREIRA, 2008).

Ferreira (2008), afirma também que discutir e interpretar estes dois campos permite compreender e impor a necessidade de uma intersecção com vista a uma abordagem mais significativa do processo de construção do conhecimento.

Utilizar um ambiente não escolar como um teatro municipal, pode ser uma ótima alternativa para quem busca formas criativas para formação integral do sujeito. Para tanto, deve-se utilizar modalidades que buscam ampliar a qualidade do ensino implementando atividades diferenciadas que possibilite ao estudante o desenvolvimento de aprendizagens significativas e emancipatórias necessárias ao planejamento e execução de seus projetos de vida.

O teatro é um excelente espaço no qual os alunos poderão vivenciar ciências e relacionar com o que se aprende em sala de aula. Nesse contexto, acredita se ser necessário promover aos estudantes do ensino fundamental do município de Mauá, o desenvolvimento de atividades que promovem o pensamento crítico relacionando os conhecimentos seculares aos conhecimentos do dia a dia através das artes cênicas.

Assim sendo, foi proposto uma peça de teatro para guiar esse trabalho na seguinte questão: Se a arte representa a vida, como o teatro pode contribuir para a vida escolar dos alunos nas diversas disciplinas além dos temas Meio Ambiente, Ética e Saúde?

2. OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

Incentivar os alunos da Escola Estadual Professora Marlene Camargo Ribeiro a criar uma criatividade artística e uma consciência ambiental a partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas em um ambiente não escolar - Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walendy - envolvendo principalmente as disciplinas Ciências Naturais, Artes e Educação Física e os temas transversais (Ética, Meio Ambiente e saúde). Para tal, pretende-se demonstrar através da representação de uma peça de teatro, quais são os elementos fundamentais para a vida no planeta e como esses elementos alteram a nossa qualidade de vida tanto individual quanto no coletivo, incentivando os alunos a multiplicarem os conhecimentos adquiridos em seus ambientes de convívio, principalmente em sua casa e na comunidade.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

- Realizar um espetáculo teatral num teatro municipal ensinando os conteúdos escolares utilizando, por exemplo, a criatividade, ações do cotidiano e as emoções

- Compreender como a vida se manifesta através da natureza e como tudo está interligado de forma harmônica para a manutenção da vida no planeta.

- Reconhecer como a integração do homem com o meio ambiente pode modificar e danificar a vida no planeta.

Identificar a importância que cada ser vivo e sua representação no equilíbrio da vida, e, qual a interferência que nos como seres humanos podemos causar quando não conhecemos o papel que cada ator representa na natureza.

- Valorizar os animais e as plantas como parte essencial à vida.

- Desenvolver atividades motoras, concentração, memória, criatividade e apreço à arte.

- Compreender a interdisciplinaridade inerente ao projeto com reação às disciplinas e aos temas transversais abordados.

- Construir espaços de compreensão de conceitos científicos com teatro

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Morin (1997), afirma que é necessário introduzir e desenvolver na educação o estudo das características cerebrais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com