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O Corpo e Movimento no Teatro

Por:   •  8/4/2018  •  Artigo  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  725 Visualizações

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CORPO E MOVIMENTO NO TEATRO

Sarah Evelyn Alves Pinheiro[1]

Resumo

     Este trabalho delimitou-se na crítica pautada na usurpação do estudo do corpo, tendo como referências estudos embasados na história do corpo e movimento no meio educacional, engajado no teatro. Ao analisar a construção da sociedade ocidental da Grécia Antiga até o século XXI, o corpo tem passado por grandes mudanças no seu atual lugar na sociedade contemporânea. O estudo foi desenvolvido com o discurso sobre o surgimento do conceito "corpo" e os encadeamentos que a modernidade e o teatro impõem em como representamos esse corpo com os movimentos.

Palavras-chave: Movimento. Corpo. Sociedade. Teatro.

1 Introdução

   Trata-se de um campo de pesquisa estudado pelo artista nas mais diversas extensões de seu corpo aos movimentos que são explorados. O corpo é o elemento mais importante do teatro, este retrata a expressão do ser e possui de forma biológica uma sistematização para o nascimento dos movimentos em si mesmo. A concentração é essencial para que a mente esteja conectada com o corpo inteiro.

   Os movimentos são desenvolvidos de diversas formas, maneiras e métodos dentro do sistema corpo. A interligação dos movimentos é essencial para educação da formação humana, todavia mostra como os alunos vão se comunicar e se expressar durante possíveis vivencias no decorrer de suas vidas. (UNO, 2012, p.65 e 66) "O corpo pode estar presente e ausente, e quando está presente ele sai da linha contínua do tempo que corre determinado pela ação, a significação, a economia, a representação do mundo." Conforme esta citação damos continuidade no pensamento que o corpo presente muitas vezes pode ser vivido na educação teatral e através disso vivenciado em outros pensares, dando lugar para a mente trabalhar sua criticidade continua em determinadas distinções da educação voltada pro conhecimento da arte como um todo, com isso temos estudiosos que fazem embasamentos de como esse corpo pode ser usado em cena, no teatro da vida.

A sensação é de vertigem, tentar entender e buscar ser um agente ativo em todo esse processo, analisando todo esse seguimento tecnológico que migra para dentro do nosso corpo e que tem implicações profundas nas nossas vidas. Questionaremos agora a brevidade da vida e os limites do corpo a partir dos seus defeitos. O corpo é construído historicamente, é universal, sua percepção ou interpretação é bem subjetiva ou individual, do que vem a ser corpo para cada época ou ao longo da história. A moderna concepção de individualismo é herdeira dos valores iluministas.

A concepção de corpo da Idade Média muda com a ascensão do capitalismo e as consequentes necessidades que os valores revelam. O corpo foi o objeto de estudo da medicina, que deu um salto muito grande em matéria de conhecimento sobre o corpo a partir do momento em que os estudos de anatomia foram sendo ampliados.

2 Corpo e movimento

  As expressões corporais identificam as necessidades naturais dos seres humanos tem de expor os sentimentos e reflexões. As pessoas podem expressar os sentimentos sem falar, só através dos movimentos que o corpo transparece, a várias maneiras para manifestar as expressões do corpo, que são expostos através da dança, lutas marciais, jogos teatrais entre outros, em vista disso são trabalhados através dos movimentos.

  A concentração é fundamental para que a mente esteja sintonia com o corpo. O corpo humano é a principal ferramenta para o teatro. As expressões corporais querem dizer muito sobre o ator. Os movimentos que são trabalhados ajudam as pessoas a explorar e conhecer o corpo, mas para isso é preciso que haja um nível de concentração para que a mente crie uma ligação com o corpo.

  Ao falar de corpo e movimento, certamente remetemos logo a um professor de educação física dando aula, contudo, o professor de educação artística teatral vai ter como base de ensino o uso do corpo, como uma das ferramentas mais necessárias a ser trabalhada educacionalmente afirmando e como meio de formação do indivíduo em determinado eixo social.

  Acredita-se que o conhecimento se dá através do corpo em ligação com a mente, "Meu corpo é como a Cidade do Sol, não tem lugar, mas é dele que saem e se irradiam todos os lugares possíveis, reais ou utópicos" (FOUCAULT, 1966, p.14). A escola como uma instituição formadora de pensamentos deve estar aberta para abraçar o teatro e suas particularidades educacionais como base de ensino pra uma possível formação metodológica, o corpo em movimento tem como princípio a formação das extensões cognitivas infantis e entre muitos outros aspectos está presente e é estudado até hoje em diversos âmbitos.

  As escolas trabalham peças teatrais com as crianças para que elas possam ter desempenho, mas elas esquecem de trabalhar o corpo do ser humano quanto unidade e ação. Como esse corpo se habitua em determinadas circunstâncias e sua mente quanto produto principal do aluno se dá através de ações do corpo em movimento, uma vez que esse corpo também expressa os sentimentos , habilidades, tem seus limites e delimitações pensadas e isso acaba faltando nas escolas em suas matrizes curriculares. (DUARTE, 2012, p.18 e 19) "Aristóteles chamava a arte de "poesia", pois esse termo, em grego poíesis, é oriundo do verbo poieîn, que retrata a capacidade produtiva do ser humano."

2.1 Conceito "corpo" e suas complicações

  Ao se examinarem algumas complicações, verifica-se que devidos as tentativas de entender, pesquisar, refletir as concepções embasadas no estudo do corpo como ferramenta crucial para questionar os motivos pelo qual o corpo tem seus limites a partir dos seus defeitos e particularidade, o estudo sobre o corpo se torna muito amplo, devido à época, historicamente sendo pensada e suas interpretações diferenciadas de pesquisadores e observadores da área.

"O corpo humano é socialmente concebido e a análise da representação social do corpo oferece umas das numerosas vias de acesso a estrutura de uma sociedade particular" (RODRIGUES, 1979, p.44). O salto nos estudos sobre o corpo se deu com o avanço da anatomia humana quando foram se expandindo pesquisas, por conta da antropologia evolucionista, que têm como linha tênue o desenvolvimento humano em geral e o racionalismo, que com a contemporaneidade talvez será substituído por outro melhor.

2.2 Concepções de corpo historicamente estudadas

  Atualmente observa-se que, a aplicação dos conhecimentos é percebida dentro da história moderna, segundo Foucault:

(...) o controle da sociedade sobre os indivíduos não se opera simplesmente pela consciência ou pela ideologia, mas começa no corpo, com o corpo. Foi no biológico, no somático, no corporal que, antes de tudo, investiu a sociedade capitalista. O corpo é uma realidade bio-política. A medicina é uma estratégia biopolítica (FOUCAULT, 1979 p.80).

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