TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENHO DA CRIANÇA UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/9/2022  •  Artigo  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 13

O DESENHO DA CRIANÇA, UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARCOS VENICIO TEIXEIRA BENEZOLLI

RESUMO

O trabalho tem como finalidade otimizar as ilustrações infantis e a necessidade do desenho na vida da criança na educação infantil, o quanto ele pode auxiliar como ferramenta metodológica prazerosa no desenvolvimento cotidiano de cada aluno e um intensificador nos projetos e planejamento do educador. Também podendo ajudar na interpretação dando um novo olhar ao desenvolvimento da criança em seu estado emocional, perceptivo, cognitivo, psicomotor, intuitivo e social, mostrando suas diferentes especificidades, descobrindo possíveis comportamentos, irregularidades em seu emocional, que muitas vezes não são possíveis ao olho do professor e que através do desenho podem ser visualizadas. Para concretização deste estudo foram realizadas análises de dados, finalizados com pesquisa bibliográfica. Também foi observado uma sala de aula com crianças da educação infantil; foi adotado a pesquisa de campo, para coleta de dados e análise das atividades realizadas pelos educandos. Constatou-se que o desenho, é excelente método de ensino que contribui notoriamente no desenvolvimento de cada criança e auxilia o professor como ferramenta de destaque nessa fase de ensino, buscando analisar o indivíduo inserido nas relações escolares e no meio social em que vive. Consequentemente, através do desenho a criança pode expressar todos os seus sentimentos, que em muitos momentos não são ditos, porém podem ser percebidos.

Palavras-Chave: Desenho da criança. Educação infantil. Olhar

  1. Artigo científico apresentado ao Grupo Educacional IBRA como requisito para a aprovação na disciplina de TCC
  2. Discente do curso de artes visuais, graduado em Pedagogia pela Faculdade São Geraldo, Professor de séries Iniciais do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de vila velha/ES. E-mail: venicio.benezolli@hotmail.com

ABSTRACT

The work aims to optimize children's illustrations and the need for drawing in the child's life in early childhood education, as it can help as a pleasurable methodological tool in the daily development of each student and an enhancer in the educator's projects and planning. It can also help in the interpretation, giving a new look at the child's development in their emotional, perceptual, cognitive, psychomotor, intuitive and social state, showing their different specificities, discovering possible behaviors, irregularities in their emotional, which are often not possible for the eye of the teacher and that through the drawing can be visualized. In order to carry out this study, data analyzes were carried out, completed with bibliographical research. A classroom with children from kindergarten was also observed; field research was adopted to collect data and analyze the activities carried out by the students. It was found that drawing is an excellent teaching method that contributes significantly to the development of each child and helps the teacher as a prominent tool in this teaching phase, seeking to analyze the individual inserted in school relationships and in the social environment in which they live. Consequently, through drawing the child can express all their feelings, which in many moments are not said, but can be perceived.

INTRODUÇÃO

Este artigo destaca a importância do desenho na educação infantil como método pedagógico contribuidor, sendo um conjunto das atividades que ajudam desenvolver a crianção, imaginação e motivacional. Podem ser feitas de maneiras carregadas de muitas linguagens elaboradas, capazes de identificar diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, sendo um aliado que auxilia nas concepções e percepções da criança no meio em que vive, destacando a importância do desenho no processo de desenvolvimento educativo do indivíduo.

Umas das mais importantes formas de expressão infantil, principalmente para quem ainda não domina a linguagem escrita, o desenho acrescenta ou até exemplifica diálogos necessários para que a criança busque o controle do seu próprio corpo, sendo capaz de desenvolver habilidades exercitando os níveis afetivos e cognitivos, objetivando uma alfabetização prazerosa, trabalhando a coordenação motora e sua capacidade de concentração que em geral já é trabalhado nas instituições de educação infantil, uma ambiente pronto para aperfeiçoamento dos processos que auxiliam a exploração e a experimentação, aguçando a imaginação e a descoberta dos desenhos como atividade educacional, já que quando a criança desenha ela transcende concepções do meio que vive valorizando a descoberta e o novo, permitindo inovar, construir e reconstruir pensamentos em diferentes aspectos.

O caráter deste artigo é explorar, nortear pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa. Como também se respaldar em um estudo de campo para coleta de dados, com observação na instituição “UMEI Pedro Pandolfi”, escola de educação infantil, localizada na cidade de Vila Velha – ES. A observação na escola foi decretório no processo de avaliativo para objetivação dos resultados, favorecendo assim a compreensão do método facilitador que é desenvolvido pelo desenho da criança em sua infância na vida escolar.

O DESENHO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O desenho como metodologia pedagógica é uma importante ferramenta no cotidiano da criança, auxilia como disciplinas essenciais, deixando de ser uma mera atividade escolar ou uma forma desvalorizada de passar o tempo. Quando a criança desenha

, em sua imaginação ela cria ligações entre o mundo real e imaginário, expressando suas indagações, concepções e percepções do mundo que a rodeia. Além disso, o desenho permite à criança exemplificar em variados momentos e dimensões, suas preferências e experiências individuais em busca de encontrar sua identidade. De acordo com Poeche (1982, p.25):

“O que está fundamental em causa da educação artística são valores do meio ambiente, a qualidade de vida. Por meio ambiente devemos entender os valores sensíveis do panorama da vida dos objetos naturais e artificiais, sendo o conjunto dos estímulos sensoriais, formas, cores, cheiros, sabores, movimentos e ruídos, através das quais o espaço se acha ocupado, diferenciado, determinado como espaço familiar para quem o habita.”

Através dos desenhos as crianças notam maneiras de dizer coisas, e ajudam como grande aliando no cotidiano de professor que consegue interpretar diferentes dimensões, também evidencia resultados que poderão facilitar o aprendizado e desenvolvimento na vida escolar do indivíduo, já que muitos utilizam o desenho como forma de distração e ganho de tempo, o desenho pode ser objetivado desde que tenha finalidade. Para Almeida (2003, p.27):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (264.9 Kb)   docx (138.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com