TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensinar e Aprender nas Diversas Classes Sociais

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Ensinar e Aprender nas Diversas Classes Sociais

Publico Alvo: Alunos Multirrepetentes

Objetivo Geral: Assumir, como parte integrante da comunidade educativa, a construção de cidadãos que possibilitem a formação do ser humano-sujeito, inspirado nos princípios do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos,

Objetivo Especifico: Preparar os alunos para as exigências do mercado de trabalho e para a prática social, integrando as áreas do conhecimento e estimulando o pensamento crítico e reflexivo.

Justificativa:

Cada vez mais podemos observar a falta de interesse dos alunos tanto repetente como não repetentes das escolas publicas de região periférica isso torna- os incapazes de progredir e a querer algo novo para sua formação.

Essa defasagem de índice de multirrepetentes torna cada vez mais distante das escolas e assim levando os alunos a sair da educação, aumentando assim o índice de marginalização e desocupados. Ai gera uma duvida aos pais, comunidade e parte gestora da escola, afinal o fracasso é do aluno ou da escola? O ensino deve ter experientes equipes de professores, gestores e pais participativos na vida dos alunos. Devemos por meio de um projeto que visa trazê-los de volta para o processo de aprendizagem escolar chamado Ensinar e Aprender nas diversas classes sociais, onde o professor e o aluno possam aprender juntos e reaproximando-os de uma relação positiva e prazerosa com o conhecimento, o aluno passa o que sabe e também o professor, e exige modificações na organização do ensino, do currículo e da escola, uma vez que esses mesmos elementos integram o contexto de produção dos fracassos anteriores.

Assim, será apresentado no conselho escolar, poder elaborar uma proposta educativa que vise à aprendizagem dos alunos implica repensar o currículo, modificar o tempo, espaço e rotina da escola, instalando condições de trabalho e de formação para os professores, tais como redução de número de alunos por classe, reorganização da grade curricular e da duração das aulas e horário remunerado para estudo e trabalho coletivo dos professores.

Desenvolvimento:

É necessário que a escola problematize sua prática, identificando as contradições existentes e refletindo sobre uma organização de ensino que permita a todos aprender e isso se torna particularmente relevante quando se trata de atender a alunos já marginalizados pela estrutura vigente, ou pela parte gestora. A efetivação de tais medidas permite desenvolver uma atuação pedagógica sobre as diferentes dificuldades que esses alunos enfrentaram em sua história escolar, mobilizando-os novamente para o conhecimento e estimulando sua autonomia e autoconfiança na capacidade de aprender e na busca do saber sistematizado. Podem funcionar, contudo, como uma alavanca de transformação, ao desencadear a discussão sobre o fracasso, ao rever a estrutura e as condições do ensino em sala de aula, da escola e do sistema. Essas convicções levaram-nos a aceitar o desafio de participar do desenvolvimento desses projetos, produzindo materiais e coordenando programas de formação. Embora cientes de estar atuando apenas em um dos aspectos do fracasso escolar, acreditamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com